Fórmula 1 homenageia papel dos safety cars: Porsche 914/6 foi o primeiro veículo oficial a cumprir a função mas já houve um Clio e um Tempra

Sua função principal é garantir a segurança dos comissários de pista e equipas de segurança durante um acidente ou outras condições perigosas na pista

Fórmula 1 homenageia papel dos safety cars: Porsche 914/6 foi o primeiro veículo oficial a cumprir a função mas já houve um Clio e um Tempra

A Fórmula 1 homenageou o papel crítico desempenhado pelos safety cars durante um fim de semana de prova – a sua função principal é garantir a segurança dos comissários de pista e equipas de segurança durante um acidente ou outras condições perigosas na pista. Atualmente é fácil dar conta da existência destes veículos mas a Fórmula 1 publicou um vídeo de homenagem no seu canal YouTube, lembrando o primeiro safety car.

O primeiro Safety Car oficial foi um Porsche 914/6 implantado no Grande Prémio do Canadá em 1973. Desde então, a Fórmula 1 usou vários carros para cumprir a função, incluindo um Lamborghini Countach no Grande Prémio de Mónaco, em 1981. Carros mais improváveis ​​incluíam o Ford Escort Cosworth, um Renault Clio e o Fiat Tempra. E enquanto o Countach provou ser rápido o suficiente para o papel, carros mais lentos como o Tempra enfatizaram a necessidade de velocidade para manter as temperaturas dos travões, pneus e motor dos carros de Fórmula 1 nas suas faixas operacionais normais.

Em 1996, a Fórmula 1 fez um acordo com a Mercedes-Benz para fornecer os carros de segurança oficiais. Desde então, a Mercedes-Benz e a AMG forneceram uma variedade de veículos de alto rendimento para atender às exigências da função, incluindo o CLK63 AMG Black Series, o SLS AMG e o Mercedes-AMG GT. Foi o fornecedor exclusivo até 2021, quando começou a dividir essa função com a Aston Martin.

No entanto, o papel do carro de segurança da Fórmula 1 requer mais do que apenas um carro rápido como o Aston Martin Vantage. Requer um condutor como Bernd Maylander: um piloto talentoso, que venceu o FIA GT de 1997 e as 24 Horas de Nurburgring em 2000 – nos últimos 24 anos ele foi o principal piloto de safety car em mais de 212 eventos de Grandes Prémios.