O especialista em produtos químicos para automóveis amplioua a sua gama de produtos para veículos exclusivamente elétricos com o líquido de refrigeração de baterias EV 200. Este novo produto é recomendado para os modelos da Hyundai e Kia.
As propulsões especiais requerem soluções especiais. É o que acontece com os veículos exclusivamente elétricos. Desde cedo que a LIQUI MOLY ampliou a sua gama com produtos destinados a veículos exclusivamente elétricos. Um novo desenvolvimento nesta gama é o líquido de refrigeração de baterias EV 200, lançado no mercado pelo especialista alemão em produtos químicos para automóveis.
A LIQUI MOLY é conhecida sobretudo pelos seus óleos de motor e aditivos. Contribuem de forma importante para a segurança operacional de veículos. Essa é também a função central dos produtos para as variantes com acionamento elétrico. O novo líquido de refrigeração de baterias EV 200 (EV significa Electric Vehicle), tem uma função importante: funciona como gestor térmico. Isto é necessário porque a tecnologia de veículos elétricos e híbridos só funciona de forma ideal dentro de determinados intervalos de temperatura. Nas baterias de iões de lítio, o intervalo entre 15 °C e 40 °C é o ideal. “A gestão térmica é de grande importância, pois tem influência na autonomia”, afirma David Kaiser, diretor de Investigação e Desenvolvimento da LIQUI MOLY. A autonomia do veículo depende do consumo de energia. E a temperatura afeta a vida útil da bateria e do motor.
Por isso, a temperatura da bateria deve ser constante. Consoante o clima do exterior, esta é arrefecida ou aquecida. No sistema de gestão térmica, distingue-se entre refrigeração direta e indireta da bateria. Este sistema indireto é mais complexo, mas necessário, uma vez que as baterias do veículo podem ficar cada vez mais potentes e, por isso, claramente mais quentes.
Para este arrefecimento indireto do segmento da bateria, como acontece, por exemplo, nos modelos da Hyundai e da Kia, é necessário um líquido especial, que a LIQUI MOLY agora disponibiliza. Este líquido garante que a bateria nunca aqueça acima de 60 °C no verão e que a temperatura esteja constantemente na faixa ideal de 15 °C a 40 °C, mesmo no inverno.
Para a LIQUI MOLY, o novo produto é mais uma prova da sua competência em termos de inovação na área da propulsão elétrica. “O tempo de desenvolvimento valeu a pena”, afirma David Kaiser. Permitiu a baixa condutividade ao longo de toda a vida útil do líquido, a estabilidade a longo prazo e a excelente proteção anticorrosiva. “Há uns anos, o aditivo híbrido foi o nosso primeiro produto lançado na direção da mobilidade elétrica. Desde então, a nossa gama tem vindo a acompanhar a evolução técnica. O nosso lema “Tudo o que se move funciona melhor com a LIQUI MOLY” abrange também os veículos elétricos.”