A Tesla e a BYD estabeleceram recordes de vendas no segundo trimestre de 2023, o que fez ampliar a sua liderança no ranking dos veículos elétricos mais vendidos do mundo.
Liderada por Elon Musk, a Tesla entregou 466.140 veículos em todo o mundo, um número que superou as estimativas de Wall Street. Já a BYD, a marca de carros mais vendida da China, registou o seu melhor trimestre, com um total de 700.244 veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in.
As entregas são as maiores já registadas num trimestre para a Tesla, com sede em Austin, e um aumento de 83% em relação ao ano anterior. A empresa produziu 13.560 veículos a mais do que entregou no trimestre, depois de a produção ter superado as vendas em quase 18 mil carros no primeiro trimestre.
“Todos estavam preocupados com o acumular de stocks e parece que eles se normalizaram”, disse Ben Kallo, analista da Robert W. Baird. “O delta entre produção e entregas está a diminuir, que é o que a Tesla disse que faria.” Além de reduzir os preços em toda a linha este ano, a Tesla introduziu vantagens como três meses de carregamento rápido gratuito nos Estados Unidos. Alguns analistas previram que os cortes de preços vão continuar no próximo ano.
A BYD ganhou terreno sobre a Tesla nas vendas de veículos totalmente elétricos, quase duplicando as entregas de há um ano, para 352.163 unidades no segundo trimestre. As vendas totais da empresa com sede em Shenzhen subiram 98% em relação ao ano anterior.