Após um excelente desempenho no mês de junho, em que praticamente um em cada três automóveis vendidos em Portugal procederam das marcas da Stellantis (quota de mercado de 31,1% e aumento das vendas de 69% face ao mês homólogo), a Stellantis fechou o primeiro semestre de 2023 com a liderança consolidada em várias frentes do mercado automóvel português.
A Stellantis liderou, no primeiro semestre, o mercado total de Veículos de Passageiros (VP) e de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), com 34.655 viaturas vendidas das marcas que comercializa em Portugal (Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot), aumentando a quota de mercado para 28%. (Dados ACAP). Além disso, a Stellantis é o único grupo automóvel a colocar três das suas marcas entre as dez mais vendidas em Portugal este ano, com a Peugeot no primeiro lugar da tabela, a Citroën a subir à sexta posição, e a Opel a ocupar a nona posição.
A Stellantis também foi líder no mercado de Veículos de Passageiros, com 27.483 viaturas vendidas no primeiro semestre, o equivalente a uma quota de 25%, um aumento de 0,7 pp face ao obtido até maio. No mercado de Comerciais Ligeiros, a impressionante liderança da Stellantis traduziu-se em 7.172 viaturas neste período, que representam 52,3% do mercado.
Stellantis é o Grupo nº 1 no mercado dos veículos eletrificados A Stellantis continua a acelerar a sua dinâmica para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível para todos, ampliando fortemente a oferta eletrificada das suas marcas em Portugal. O Grupo liderou as três frentes do mercado nacional de veículos eletrificados LEV (100% elétricos + Híbridos plug-in) no primeiro semestre.
No mercado LEV total (VP+VCL), as marcas da Stellantis venderam 6.423 unidades, o que equivale à liderança com uma quota de 21,1%. A Stellantis liderou igualmente o mercado LEV de Passageiros (VP) ao entregar 5.648 viaturas eletrificadas, correspondentes a 19,3% do mercado. Do mesmo modo, a Stellantis é o líder indiscutível do mercado de Comerciais Ligeiros 100% elétricos, com 775 unidades comercializadas e uma quota que não cessa de aumentar e que se estabeleceu nos 67,5% do mercado no primeiro semestre do ano.
Um êxito que reproduz a fiabilidade e a capacidade de adaptação dos modelos das marcas da Stellantis às necessidades de eletrificação, quer das empresas quer dos profissionais e dos particulares.
Refira-se ainda que a Citroën lidera o mercado dos Quadriciclos com o Ami, com 226 unidades vendidas e uma quota de 31,5% nos primeiros seis meses do ano. Em junho foram entregues mais 48 unidades, que representaram 42,9% do mercado dos Quadriciclos. Estes resultados representam mais um passo na execução do plano Dare Forward 2030 da Stellantis, com o objetivo de se tornar o líder indiscutível na eletrificação em Portugal e no mundo.