A Volkswagen vai assumir a venda das motos Ducati em Portugal e Espanha a partir de 1 de janeiro de 2024 – em 2012, o grupo alemão, através da subsidiária Audi, anunciou a aquisição de 100% da marca italiana mas isso não afetou a sua distribuição, algo que muda a partir do próximo ano.
A Volkswagen Group Spain Distribution anunciou que vai comercializar a Ducati em Espanha (com exceção das Ilhas Canárias) e Portugal a partir de 1 de janeiro de 2024, e anunciou que Carlos T. López Panisello será o novo diretor geral da Ducati para Espanha e Portugal.
Desta forma, a Ducati vai juntar-se às outras quatro marcas que o Grupo Volkswagen distribui nestes mercados, como a Volkswagen, Audi, Skoda e Volkswagen Veículos Comerciais – a marca italiana vai estar sob a égide da divisão Audi dentro do Grupo Volkswagen Spain Distribution, embora mantenham independência.
O objetivo deste movimento é melhorar os números de vendas que a Ducati tem em Espanha e Portugal. “O objetivo do ponto de vista comercial é posicionar o mercado espanhol e português como o segundo mais importante para a Ducati, atrás de Itália, na Europa em termos de penetração de mercado”, apontou López Panisello.
Já Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding, afirmou que “trabalhar com o Volkswagen Group Spain Distribution vai dar-nos a oportunidade de criar uma relação ainda mais próxima com os nossos entusiastas em Espanha e Portugal, graças à forte presença de mercado que a empresa tem, o talento da sua equipa e a inovação e digitalização dos seus serviços”.