Entregas do novo McLaren Artura enfrentam problemas: compradores terão de esperar mais quatro meses pelo supercarro elétrico

Novo Artura é o primeiro McLaren de estrada eletrificado produzido em série - graças a um novo sistema propulsor que combina um inédito motor V6 biturbo de 3.0 litros com um motor elétrico de 94 cv, o Artura disponibiliza uma potência máxima combinada de 680 cv e um binário máximo de 720 Nm

Entregas do novo McLaren Artura enfrentam problemas: compradores terão de esperar mais quatro meses pelo supercarro elétrico

O McLaren Artura tem tido a sua quota-parte de problemas: de acordo com o CEO da marca britânica, Michael Leiters. “Vimos que o carro não estava maduro, então parámos as entregas. Já tínhamos um atraso significativo na nossa linha de produção na época e reduzimos a produção para zero carros por dia para corrigir os nossos problemas de qualidade”, apontou, em entrevista.

No entanto, segundo o site ‘Automotive News’, um memorando enviado pela McLaren aos revendedores nos Estados Unidos lançou nova luz sobre os problemas de desenvolvimento do veículo e alertou para o atraso nas entregas aos clientes.

The all-new McLaren Artura GT4 – a new generation of race car. #McLaren pic.twitter.com/hdVnGubLUB

— McLaren Automotive (@McLarenAuto) June 21, 2022

Em média, os compradores deveriam esperar mais quatro meses, com um responsável a garantir que os carros que deveriam ter sido entregues em maio só estarão disponíveis em setembro.

A causa do atraso está relacionada a “procedimentos de teste aprimorados”, já que a marca de supercarros baseada em Woking, no no Reino Unido, deseja implementar “verificações e testes adicionais no nosso procedimento de controlo de qualidade”.

A produção teve de ser desacelerada para que isso acontecesse e, idealmente, o rival Ferrari 296 GTB estará aparentemente livre de problemas: recorde-se que 164 carros já foram recolhidos devido a um possível risco de incêndio causado pelas porcas usadas no tubo de combustível de alta pressão que podem soltar-se com o tempo.

Mesmo antes do recall, o Artura tinha outros problemas, pois o lançamento do supercarro eletrificado foi adiado por problemas de software: houve mesmo um carro de teste que pegou fogo na Espanha no circuito de Ascari.

O CEO da McLaren, Michael Leiters, obteve relatórios da sua equipa que admitiram que modelos anteriores foram vendidos como “produtos não maduros” que “arriscaram a posição financeira da empresa”, tendo admitido que o Artura precisava de “certas atualizações técnicas”. Os problemas de qualidade estão a ser resolvidos, então os clientes precisam ser um pouco mais pacientes.

The purest distillation of McLaren DNA. This is the McLaren Artura. #Artura #McLaren #Supercar pic.twitter.com/ZGjWjN61bN

— McLaren Automotive (@McLarenAuto) April 8, 2022

O novo Artura é o primeiro McLaren de estrada eletrificado produzido em série – graças a um novo sistema propulsor que combina um inédito motor V6 biturbo de 3.0 litros com um motor elétrico de 94 cv, o Artura disponibiliza uma potência máxima combinada de 680 cv e um binário máximo de 720 Nm.

A conjugação desta elevada potência com uma massa relativamente baixa — 1498 kg em ordem de marcha — faz com que o McLaren Artura seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3s e chegue aos 200 km/h em meros 8,3s. Já a aceleração dos 0 aos 300 km/h demora 21,5s a cumprir-se, antes da velocidade máxima (eletronicamente limitada) ser atingida aos 330 km/h.