Grupo Renault e Geely assinam acordo de joint venture para lançar empresa líder em tecnologia de motores

Joint venture será liderada conjuntamente pelo Grupo Renault e pela Geely, com membros do conselho iguais para formular e executar estratégias e definir a direção da joint venture

Grupo Renault e Geely assinam acordo de joint venture para lançar empresa líder em tecnologia de motores

Após o acordo anunciado em novembro de 2022, a Geely Holding Group e a Geely Automobile Holdings Limited (coletivamente referidos acima como “Geely”) e o Grupo Renault assinaram esta terça-feira um acordo vinculativo de joint venture 50/50 para lançar uma nova empresa de tecnologia de ‘powertrain’ que visa tornar-se líder global no desenvolvimento, fabrico e fornecimento de motores híbridos de primeira classe e de combustão (ICE) altamente eficientes.

A Aramco, que assinou carta de intenções com a Renault e a Geely em 2 de março de 2023, está a avaliar um investimento estratégico nesta nova empresa de tecnologia de powertrain. O investimento da Aramco apoiaria o crescimento da empresa e contribuiria para a pesquisa e desenvolvimento importantes em soluções de combustíveis sintéticos e tecnologias de hidrogénio de última geração. Combustíveis sintéticos, incluindo e-fuels, e hidrogénio fazem parte da solução para descarbonização na indústria automóvel, inclusive para os veículos ICE na estrada hoje.

A joint venture será liderada conjuntamente pelo Grupo Renault e pela Geely, com membros do conselho iguais para formular e executar estratégias e definir a direção da joint venture. A organização inicial garantirá a continuidade do negócio com dois centros operacionais responsáveis ​​pelas respetivas operações: Madrid para o Grupo Renault e Hangzhou Bay para a Geely.

Uma equipa executiva ficará sediada na sede da nova empresa, que se pretende instalar no Reino Unido, para consolidar as operações, aproveitar sinergias e definir planos futuros.

O Grupo Renault e a Geely transferirão Propriedade Intelectual para os centros operacionais, permitindo que sejam totalmente autônomos no desenvolvimento de futuras tecnologias de powertrain capazes de atender a todas as expectativas do mercado.

O portfólio de produtos complementares e a presença regional da nova joint venture podem oferecer soluções para 80% do mercado global de ICE e híbrido. No lançamento, espera-se que a nova empresa forneça vários clientes industriais, incluindo Renault Group, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan, Mitsubishi Motors Company e PUNCH Torino.

No futuro, a joint venture será capaz de fornecer soluções de ponta a ponta em tecnologias de powertrain para marcas de carros de terceiros e receberá parceiros para fortalecer ainda mais a cadeia de valor.

Sujeito às leis e regulamentos aplicáveis, a Geely Auto e a Renault firmarão um contrato de aquisição de longo prazo com a joint venture para motores ICE, híbridos e híbridos plug-in (motor e transmissões) para veículos de passageiros. Além disso, a Renault adquirirá powertrains da joint venture para veículos comerciais leves, bem como o desenvolvimento de baterias híbridas.

“Diante dos desafios automotivos de hoje, ninguém pode afirmar ter todas as soluções sozinho. Apresentar inovações revolucionárias requer combinar experiência e ativos. Quando se trata da corrida global pela descarbonização dos transportes rodoviários, não há tempo a perder e não será um negócio como sempre”, salientou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

“Hoje, temos orgulho de unir forças com uma grande empresa como a Geely para criar um novo player, à altura do desafio, capaz de interromper o jogo e abrir caminho para tecnologias ICE de emissões ultrabaixas. Quero agradecer a confiança de Eric Li Shufu: agora estamos prontos para seguir em frente.”

Já Eric Li, presidente do Geely Holding Group, sustentou “o prazer de embarcar nesta jornada para nos tornarmos líderes globais em tecnologias híbridas, fornecendo soluções de baixa emissão para marcas em todo o mundo”.

“Estamos ansiosos para trabalhar com Luca de Meo e sua equipa Renault. Com este acordo, reiteramos o nosso compromisso de alavancar nossa experiência tecnológica em todo o grupo e portfólio de marcas para sermos pioneiros na jornada rumo a uma maior sustentabilidade e criação de valor que levará a melhores experiências do consumidor”, finalizou.