Ondas de calor podem deixar danos permanentes na bateria do seu carro elétrico, alertam especialistas

Um veículo elétrico, num clima quente, tem de trabalhar mais para manter a bateria e os passageiros frescos mas o carro vai funcionar bem. No entanto, a nível químico, o calor extremo é semelhante a uma doença cardíaca para as baterias

Ondas de calor podem deixar danos permanentes na bateria do seu carro elétrico, alertam especialistas

Os veículos elétricos, uma das bandeiras do combate às mudanças climáticas, não se dão bem com o calor extremo: um ‘pormenor’ que merece toda a atenção face às ondas de calor que se estão a tornar-se mais frequentes e intensas um pouco por todo o mundo.

No entanto, as altas temperaturas não são ‘kriptonite’ para os EV: um veículo elétrico, num clima quente, tem de trabalhar mais para manter a bateria e os passageiros frescos mas o carro vai funcionar bem. No entanto, a nível químico, o calor extremo é semelhante a uma doença cardíaca para as baterias – ou uma forma suave e lenta de cancro, apontou o site ‘Bloomberg’.

Isto porque, quando as temperaturas sobem, os íons da bateria aceleram, o que coloca problemas para se ligarem ao ânodo ou ao cátodo – a pressão e a velocidade podem criar pequenas rachas que vão retardar as reações químicas e reduzem a vida útil da bateria.

Em dias muito quentes, os íons de uma bateria EU giram mesmo quando o carro não está a ser utilizado e isso pode reduzir o alcance de forma irreversível. “O pior caso é realmente um carro ficar parado numa garagem sem ar condicionado durante todo o verão sem ser ligado”, apontou Scott Case, cofundador e diretor executivo da Recurrent, uma startup que gera relatórios de saúde da bateria para clientes e revendedores de veículos elétricos. “Isso vai ‘cozinhar’ a bateria muito rapidamente.”

No entanto, também o clima frio também afeta as baterias: quanto mais frio, mais lentas as reações químicas e menos carga é retida. Mas são perdas de curto prazo: na primavera, uma bateria no frio pode recuperar a sua função total ao passo que com o calor pode diminuir o alcance máximo perpetuamente.