Julho tem sido ‘madrasto’ para a carteira dos portugueses: a partir da próxima semana, os preços regressam às subidas… pela segunda vez consecutiva: prepare o seu carro para uma visita a um posto de abastecimento este fim de semana uma vez que, a partir de segunda-feira, os preços vão aumentar. Assim, “a evolução das cotações em euros aponta para uma valorização do preço da gasolina em 1 cêntimo por litro enquanto o gasóleo deverá registar também uma subida de 1,5 cêntimos por litro”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.
Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida acentuada de 0,0098 euros na gasolina 95 e de 0,0142 euros no gasóleo.”
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,685 euros enquanto o do gasóleo vale 1,521 euros. No entanto, as cotações podem variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 15 vezes e subiu em 12 ocasiões. No caso da gasolina, ‘reina’ algum equilíbrio: subiu 14 vezes e desceu 13, indicou a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 11,3 cêntimos por litro enquanto o da gasolina baixou 0,15 cêntimos.
Ou seja, encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 6,78 euros do que há 26 semanas. Já para atestar um depósito de gasolina fica 90 cêntimos mais caro.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 4,6 cêntimos abaixo da média europeia e 8,8 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição do ranking europeu.
Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 1,971 euros. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 1,892 euros.