Os combustíveis vão seguir, a partir desta segunda-feira, em direções opostas, embora de forma ligeira. Se conduz um carro a gasóleo, tem motivos para sorrir. O mesmo não se pode dizer se conduzir um veículo a gasolina 95, cujo preço vai aumentar pela terceira semana consecutiva. Assim, “a evolução das cotações em euros aponta para uma valorização do preço da gasolina em 1,5 cêntimos por litro enquanto o gasóleo deverá registar uma descida de meio cêntimo por litro”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.
Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0134 euros na gasolina 95 e uma descida de 0,0031 euros no gasóleo.”
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,699 euros enquanto o do gasóleo vale 1,536 euros. No entanto, as cotações podem variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 16 vezes e subiu em 12 ocasiões. No caso da gasolina, ‘reina’ algum equilíbrio: subiu 15 vezes e desceu 13, indicou a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 9,8 cêntimos por litro enquanto o da gasolina baixou 0,22 cêntimos.
Ou seja, encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 5,88 euros do que há 27 semanas. Já para atestar um depósito de gasolina fica 1,32 euros mais caro.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 4,1 cêntimos abaixo da média europeia e 9,5 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição do ranking europeu.
Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 1,984 euros. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 1,941 euros.