Jaguar grava som do motor V8 supercharged de 5 litros do F-Type para a posteridade: ouça o resultado final

Marca britânica decidiu partilhar as gravações do som do F-Type V8 com a 'British Library' para garantir que as gerações futuras possam ouvir as notas inebriantes do último desportivo da marca movido a combustão

Jaguar grava som do motor V8 supercharged de 5 litros do F-Type para a posteridade: ouça o resultado final

A partir de 2025, todos os novos Jaguar serão elétricos e, embora alguns possam considerar uma boa notícia, muitos ficarão desapontados ao saber que isso significa o fim dos motores de combustão interna da marca, incluindo o V8 supercharged de 5.0 litros do F-Type.

Para a posteridade, a marca britânica decidiu partilhar as gravações do som do F-Type V8 com a ‘British Library’ para garantir que as gerações futuras possam ouvir as notas inebriantes do último desportivo da marca movido a combustão.

A Jaguar gravou clips de som do veículo numa câmara semi-anecoica do ‘Gaydon Engineering Center’ – o F-Type R realizou uma série de mudanças de marcha e corridas de aceleração. Pode ouvir o resultado aqui.

“O V8 supercharged do F-Type emite um som único devido ao meticuloso trabalho de otimização que aplicámos a toda a motorização, principalmente nos sistemas de admissão e escape – mais de 85 interações antes do lançamento original do carro e que foi desenvolvido continuadamente deste então”, descreveu o engenheiro de som sénior da Jaguar, Charles Richardson. “O ponto culminante desse trabalho – os sons que se sentem ao conduzir o F-Type R 75 – é algo que queremos que esteja disponível para as próximas gerações. Arquivá-lo com a ‘British Library’ permite-nos fazer isso e estamos muito orgulhosos.”

As próximas gerações podem nunca ouvir um carro a combustão pessoalmente e terão de ir a um museu para descobrir os sons. “Estamos muito satisfeitos por poder preservar as gravações do motor F-Type V8 para os entusiastas da Jaguar em todo o mundo”, acrescentou Cheryl Tipp, curadora de sons ambientais e da vida selvagem da ‘British Library’. “À medida que a produção deste motor chega ao fim, este ruído único ocupa o seu lugar no arquivo da nação ao lado de outros sons que não podem mais ser ouvidos atualmente.”