Os alcances de quatro crossovers totalmente elétricos foram testados pela ‘Consumer Reports’ em três configurações de temperatura, para medir o impacto do clima na capacidade de distância em veículos elétricos. Foram submetidos a exame o Tesla Model Y Long Range, o Ford Mustang Mach-E Extended Range, o Hyundai Ioniq 5 e o Volkswagen ID.4 Pro S: os mesmos motoristas e conduzidos num caravana em três dias diferentes: um frio, um suave e um quente.
Entre as conclusões do estudo está o facto de a autonomia de um EV sofre mais em climas frios: no entanto, mais surpreendente foi a incapacidade do Tesla Model Y de atingir o seu alcance de 524,6 quilómetros, mesmo quando a temperatura externa não era tão baixa que afetasse a química da bateria.
O teste da ‘Consumer Reports’ consistiu numa viagem, em estrada, a 1122 quilómetros por hora, numa distância de 228 km – o alcance real calculado do Model Y caiu para 299 km de autonomia em tempo frio (a -8 graus Celsius). Em comparação, o Mustang Mach-E, que tem uma autonomia oficial de 434 km, obteve um resultado de clima frio de 302 km, enquanto o Hyundai Ioniq 5 alcançou um alcance real de clima frio de 294 km, quando seria suposto viajar 412 km com uma única carga.
Por último, a autonomia do Volkswagen ID.4 – 386 km – foi impossível de alcançar em temperaturas frias, tendo obtido um resultado real de 273 km.
Quando o clima estava ameno (18 graus Celsius), os alcances dos quatros EVs em teste melhoraram entre 80 e 112 km, mantendo-se no entanto abaixo dos números oficiais.
Com os termómetro numa média de 29 graus Celsius, o mesmo teste revelou que a autonomia oficial pode ser alcançada ou até mesmo superada – o Mustang Mach-E e o ID.4 ultrapassaram as suas metas oficiais, atingindo 442 km e 412 km, respetivamente. Já o Ioniq 5 ficou aquém da estimativa oficial por 4,8 km. O Model Y da Tesla registou 441 km, bastante menos do que a estimativa oficial, de 524 km.