A BMW revelou as versões de proteção blindadas do Série 7 e do i7, sendo este último o primeiro veículo deste tipo do mundo com motor elétrico: ambos os modelos oferecem proteção balística da classe VR9, o que garante que os passageiros saiam sãos e salvos de situações difíceis.
Este 7 Protection, destinado, entre outros, a chefes de Estado, dispõe de vidros à prova de bala, um chassis reforçado e uma carroçaria com proteção especial antiexplosivos. A carroçaria é designada por Protection Core, que inclui portas, tejadilho e zona inferior da carroçaria reforçada.
Segundo o fabricante, este reforço garante proteção máxima contra explosivos, balas, ataques de drones e granadas de mão. Além disso, inclui vidros com um nível de proteção VPAM 10, o mais alto em veículos para civis.
Não há mudanças externas entre os modelos blindados e padrão, pois a marca alemã quer manter uma “presença discreta” em áreas públicas.
A BMW concentrou os seus esforços em manter o espaço e o conforto do interior, apesar da carroceria mais espessa e sem comprometer o equipamento tecnológico. O sistema de intercomunicação padrão permite que motorista e passageiros possam comunicar com as pessoas fora do veículo sem a necessidade de abrir as portas ou janelas.
O primeiro BMW i7 Protection vem equipado com duplos motores elétricos capazes de produzir 536 CV. Infelizmente, todo o peso extra tem um efeito notável no desempenho. O i7 Protection acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos (em vez de 4,7) e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 160 km/h em vez de 240 km/h.
Por outro lado, o BMW Série 7 Protection vem equipado com o motor V8 de 4,4 litros turbo híbrido suave produzindo 523 CV – embora menos potente do que o i7 Protection, o modelo é cada vez mais rápido, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 210 km/h.
O BMW Série 7 e o i7 Protection vão fazer a sua estreia pública no IAA Mobility Show em Munique em setembro, sendo que a produção vai arrancar na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, sendo que as primeiras entregas estão previstas para dezembro.