Lotus já tem 17 mil pedidos este ano, depois de vender apenas 576 carros no ano passado: SUV Eletre bate recordes

Construído na fábrica da Geely em Wuhan, na China, o Eletre é alimentado por uma bateria de 112 quilowatts-hora que envia energia para dois motores elétricos capazes de gerar 603 CV, permitindo uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos

Lotus já tem 17 mil pedidos este ano, depois de vender apenas 576 carros no ano passado: SUV Eletre bate recordes

A Lotus, fabricante de carros desportivos com sede em Norfolk, no Reino Unido, fundada há 75 anos por Colin Chapman, nunca foi conhecida pelos números estratosféricos de vendas ou de produção. Algo que, segundo o site ‘Motor1.com’, poderá estar a mudar.

Na primeira metade de 2023, a marca viu a sua carteira de pedidos crescer a nível mundial para aproximadamente 17 mil veículos, quebrando todos os recordes de vendas anteriores e superando, com grande facilidade, as 576 unidades vendidas em 2022.

Esta melhoria deve-se sobretudo ao SUV Eletre, totalmente elétrico e que fez a sua estreia na primavera de 2022: já está disponível no mercado chinês desde março último, com as entregas na Europa programadas para começar no final deste verão.

Construído na fábrica da Geely em Wuhan, na China, o Eletre é alimentado por uma bateria de 112 quilowatts-hora que envia energia para dois motores elétricos capazes de gerar 603 CV, permitindo uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos.

Segundo a Lotus, o carro desportivo de motor central Emira também causou grande impacto, tendo sido produzidas mais de 2.200 unidades apenas no Reino Unido nos primeiros seis meses de 2023, o que representa um aumento de 381% face a 2022.

Historicamente, a marca britânica raramente teve anos em que conseguiu vender mais de 1.500 carros. Em 2020 vendeu 1.378 viaturas e em 2021 registou um aumento de 24% (1.710 unidades), naquele que foi o melhor ano da década em vendas. Ora, esse recorde já faz parte dos livros de história: o Emira, sozinho, vendeu aproximadamente o mesmo número de unidades no primeiro semestre do que toda a produção de 2022 e 2021 juntas.

Spoiler alert ‼

When deployed at an angle of 18º, the Eletre S rear active spoiler can reduce the drag coefficient by up to 1.8%, while also increasing downforce by up to 60kg; moving to 32º increases the drag coefficient slightly, by 1.8%, but more than doubles downforce. pic.twitter.com/uppxmqNHNQ

— Lotus Cars (@lotuscars) August 3, 2023

🔎 Spotted: the brand new @lotuscars Eletre on site at the British Grand Prix ⚡

Keep an eye out for them around the circuit this weekend!#BritishGP #F1 pic.twitter.com/i8Pdy27yBb

— Silverstone (@SilverstoneUK) July 8, 2023