Num ano marcado pela escalada da inflação, o mercado de luxo no setor automóvel não parece ter sofrido impactos significativos, com uma marca a destacar-se e a faturar mais do que qualquer outra em cada entrega que faz.
No primeiro semestre de 2023, a Ferrari vendeu um total de 6.959 viaturas, o que representa um aumento de 3,8% face ao ano anterior. De acordo com os dados do relatório referente aos primeiros seis meses do ano, a marca italiana também conseguiu aumentar suas vendas em 31,8% em relação ao primeiro semestre de 2019, ano anterior à pandemia.
Os números mostram que o lucro operacional da multinacional italiana situou-se em 822 milhões de euros, mais 30,5% do que no primeiro semestre do ano anterior.
Contas feitas, quer dizer que o lucro por cada venda que a Ferrari realizou no primeiro semestre foi de 118.120 euros por carro vendido, 25,7% a mais na taxa interanual e 32% acima dos 89.187 euros registados por entrega em 2019.
“O segundo trimestre terminou com resultados financeiros excecionais, destacando margens fortes. As entregas refletiram um rico mix de produtos, enquanto continuamos a gerir uma carteira de pedidos muito forte em todas as geografias”, disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, acrescentando que fizeram uma revisão em alta dos resultados para 2023.
Esta revisão está assente nos dados da empresa que mostram que os lucros da Ferrari nos primeiros seis meses do ano ficaram em 38,8%, mais 3,7% do que no mesmo período do ano anterior.
Ainda no que respeita ao segmento dos automóveis de luxo, a segunda marca que faturou mais por carro vendido foi a Lamborghini. A empresa italiana do Grupo Volkswagen teve lucros operacionais de 456 milhões de euros, 7,3% a mais que no mesmo período do ano anterior, alcançando “o melhor resultado operacional de sua história”.
“Chegamos ao final de um primeiro semestre excecional, apesar da incerteza contínua causada pela situação geopolítica. A perspeciva é igualmente positiva, com pedidos recebidos já a cobrir toda a produção de 2023”, destaca Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
A marca de luxo vendeu 5.341 unidades, mais 4,9% do que no primeiro semestre de 2022. Assim, o lucro obtido pela empresa por cada modelo vendido entre janeiro e junho foi de 85.377 euros, 2,3% mais do que o registado no primeiro semestre de 2022.
A completar o pódio está a Bentley que vendeu 7.096 unidades teve um lucro por cada carro vendido nos primeiros seis meses do ano de 54.960 euros, um aumento de 2,2%.