A ‘lista negra’ de celebridades a quem a Ferrari não quer vender os seus carros

As marcas automóveis têm na gestão da imagem um desafio, que não querem correr o risco de a sua reputação caia se não souberem em que direção apontar a sua comunicação.

A ‘lista negra’ de celebridades a quem a Ferrari não quer vender os seus carros

As marcas automóveis têm na gestão da imagem um desafio, que não querem correr o risco de a sua reputação caia se não souberem em que direção apontar a sua comunicação. Entre outras coisas, pode prejudicar o futuro do seu negócio, bem como as vendas. No caso específico da Ferrari, os seus veículos podem custar centenas de milhares de euros e os potenciais clientes não costumam ter problemas financeiros mas costumam ser bastante exigentes, pelo que uma má imagem pode ser um erro inultrapassável.

Em Maranello, há dois estilos de listas: uma, para os clientes VIP, que mimam com todo o tipo de pormenores, que pode até incluir a entrega de viaturas como prendas. Mas, por outro lado, existe uma ‘lista negra’, no qual surgem os nomes daqueles cujo comportamento pode ser altamente contraproducente e prejudicial. Seja por irresponsabilidade na condução ou gestos politicamente incorretos, a verdade é que não são bem-vindos nos seus veículos. Apesar da identidade dos seus membros ser mantida em segredo, há casos que se tornaram evidentes.

Justin Bieber – no caso do cantor canadiano, a atitude irresponsável tem sido o principal motivo para a marca italiana o considerar um mau exemplo. Há uns anos, conduziu o seu Ferrari 458 sob o efeito de álcool a ponto de se esquecer onde estacionou – passou semanas à procura do veículo, mesmo pensando que pudesse ter sido roubada. Além disso, fez várias modificações em outros modelos que possui que os italianos consideraram de mau gosto e vulgares, pelo que decidiram não vender mais.

Nicholas Cage – O ator teve um conflito com a marca do cavallino quando comprou um Ferrari Enzo. Após um curto período de tempo, decidiu vender o carro devido a problemas económicos. O problema foi que o fez por um preço muito inferior ao que lhe tinha custado, um gesto que a marca não gostou muito.

Floyd Mayweather – Se o exemplo de Bieber foi algo pontual, com o pugilista acontece o contrário. É considerado um mau exemplo tanto pelo seu estilo de vida tóxico como pelo seu comportamento.

50 Cent – No caso do rapper americano, há dois motivos para levaram a Ferrari a prescindir dele como cliente. Por um lado, a gravação de alguns vídeos onde foi visto a limpar o seu Ferrari com champanhe, por outro algumas críticas à marca nas redes sociais, sobretudo através do Instagram – as declarações em causa referiam-se a uma das suas viaturas quando na realidade o problema residia na falta de comunicação.

Tyga – O rapper tem fama de não pagar as contas. Normalmente, costuma adquirir os veículos através de aluguer mas depois chega um momento em que deixa de pagar, como sucedeu em 2012 com o Ferrari 458 Spider.

Deadmau5 – O cantor Joel Tomas Zimmerman teve um desentendimento com a marca em 2013 que, desde então, o proibiu de adquirir um dos seus carros – a culpa está na forma como ajustou o seu Ferrari 458 Spider, que foi decorado com a imagem do desenho animado Nyam Cat e foi dado ao veículo o nome de Purrari. Um detalhe que a marca italina não perdoou e exigiu que o carro fosse devolvido ao seu estado original. Perante a recusa do artista, foi imposto a recusa de futuras vendas.