Várias marcas automóveis estão cada vez mais a apostar na reedição de modelos icónicos que marcaram uma geração e que representam a própria marca.
É curioso, pois os mesmos modelos que há muitas décadas fizeram sucesso conseguem hoje repetir o mesmo e, muitas vezes suplantar esse êxito, sobretudo nas gerações mais novas
A Volkswagen já tinha feito este percurso com o carocha mas demorou alguns anos a reeditar o “pão de forma”. A era da eletrificação foi o gatilho com o lançamento do agora denominado ID BUZZ numa versão totalmente elétrica com autonomia a superar os 440 quilómetros.
A versão para ensaio possui a pintura bicolor Branco Candy/Amarelo Pomelo. Esteticamente, o o ID BUZZ é fenomenal sendo motivo de curiosidade e, quase todos os automobilistas e peões com quem me cruzei, muitas vezes deu direito a algumas fotografias e questões sobre o modelo. Um casal de brasileiros deu-se “ao trabalho” de o filmar e ir dentro do mesmo “para o sentir”.
A frente mantém a irreverência do modelo original, onde se destaca o logotipo de grandes dimensões, a ausência de grelha, sendo que, na zona inferior do pára-choques surge uma grelha negra ornamentada através de um efeito em “favos de mel”
A zona lateral possui um desenho retilíneo onde sobressaem as opcionais jantes de 21 polegadas e as portas de laterais traseiras de acionamento elétrico. Atrás, a marca manteve também alguma irreverência, mas aqui substituiu a assinatura luminosa do modelo original por uma horizontal que também proporciona um efeito de maior largura do modelo e, um portão traseiro, a toda a altura do modelo.
É difícil ficar indiferente à beleza das suas linhas que, acredito, se vão também tornar intemporais. Falta uma referência à iluminação dianteira através dos iq-led-matrix que nos permitem circular sempre em máximos, onde o sistema desliga alguns leds por forma a contornar o objeto à sua frente ou, em sentido contrário.
O interior do novo “Pão de forma” é substancialmente diferente do modelo original. Para começar, enorme superfície vidrada e a inteligência da colocação de vidros laterais antes do primeiro pilar que asseguram uma visibilidade enorme em qualquer direção, num modelo com 5 metros
A Volkswagen inspirou-se num tablier minimalista com muito espaço para arrumações, com uma aplicação de madeira clara, num misto entre modernidade e segmento superior. A qualidade de construção é boa, bem como, dos materiais. Os bancos elétricos, aquecidos, com massagens e extensor de pernas são muito ergonómicos e confortáveis possuindo dois apoios de braços onde é fácil encontrar a melhor posição de condução.
O ecrã do painel de instrumentos é de 5.3” e o central de 12”, com a consola central a permitir ainda guardar mais objetos. O espaço interior é enorme, seja na primeira fila, na segunda. A exorbitante bagageira nesta versão de 5 lugares acomoda de tudo.
E como se comporta em estrada?
Defini como objetivo para este ensaio efetuar 300 km por estradas nacionais e perceber qual a autonomia final. Finalizei com 96 quilómetros de autonomia sendo que efetuei uma condição totalmente despreocupada e com AC quase sempre ligado.
A primeira nota para o ID BUZZ é que o veículo é muito grande e, por isso, temos de nos adaptar a essas dimensões, mas em tudo o resto, comporta-se como um SUV. É certo que dado o seu maior volume é mais sensível aos ventos laterais, mas, mesmo assim, nota-se o trabalho da marca em túnel de vento para que este apresentasse uma aerodinâmica de bom nível.
Outra situação que assusta à primeira tentativa é quando o colocamos em parques de estacionamento ou garagens pois fica muito perto de altura máxima das mesmas. Com a nova filosofia da Volkswagen em colocar a manete da caixa do lado direito do painel de instrumentos ou, neste caso, atrás do volante facilmente arrancamos e, a primeira factualidade, é que a brecagem é enorme, ao nível de um utilitário.
De referir que o motor traseiro possui 204 cavalos e as baterias estão entre os eixos por forma a criar maior estabilidade e baixar o centro de gravidade e, tal nota-se no bom comportamento e na usabilidade digna de um SUV
Conduzir o ID BUZZ em nada difere de um qualquer modelo de qualquer marca, sabendo sempre que temos 5 m de comprimento para gerir. Em tudo o resto, o modelo é confortável, com um comportamento previsível e, nalguns casos, até entusiasmante, mesmo sabendo que deslocamos perto de 2.5 t de peso
O preço do ID BUZZ começa nos €50.000 sendo que esta versão com todos os extras mencionados se situa nos €71.000
A pergunta que se impõe pode ser: qual o público alvo?
A marca Volkswagen recriou o mito. É uma viatura extremamente atraente, visualmente apetecível com um bom comportamento, qualidade e muito espaço a bordo e, tal como a Tesla, Apple, Fiat, Jeep, Porsche e muitos outros, são Love Brands , modelos ou marcas aos quais somos leais, seja por motivos técnicos, físicos emocionais, aspiracionais, tecnológicos. E este é um dos públicos. O outro são famílias que pretendam muito espaço de bagagens ou famílias numerosas e, onde a nova era da eletrificação também seja um dos elementos na ponderação de compra, sendo certo que a autonomia deixou ser uma ameaça mas sim um ponto forte.