O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, tinha já referido que oara continuar a ser uma fabricante líder de automóveis e ultrapassar a Tesla, precisa de intensificar a sua aposta no software. E é com esse intuito que tem trabalhado a Cariad, empresa de desenvolvimento de software da Volkswagen.
Inicialmente o percurso da Cariad não correu como pretendido. Criada em 2020, assistiu ao fiasco da implementação de tecnologia da série ID e de uma nova arquitetura de software premium. Agora, a VW está a trabalhar para construir um sistema operacional que seja escalável entre as suas marcas e capaz de atualizações frequentes para competir com a Tesla.
Com isto em cista, o conselho de supervisão da VW está preocupado com as deficiências na Cariad e procura uma reformulação do negócio para acelerar a tomada de decisões.
Em entrevista à ‘Bloomberg’, o CEO da Cariad, Dirk Hilgenberg, admitiu que a “próxima arquitetura para todo o grupo é semelhante ao que a Tesla trouxe inicialmente, mas queríamos dar um passo adiante”.
O responsável sublinhou que têm que “seguir um caminho diferente de desenvolvimento de software”, com foco na proteção e a segurança dos dados.
Com base nestes pressupostos, na VW já existe um novo modelo de negócios. Através de uma assinatura, um modelo de Inteligência Artificial vai perguntar ao condutor, por exemplo, se ele quer ter condução autónoma nos próximos 80 km, para que possa descansar.
“Ainda não temos autonomia de nível 4 , mas pode ver que, em algumas áreas, as funções de assistência ao condutor podem ser oferecidas pela IA”, explicou.
Hilgenberg admitiu que as arquiteturas premium da VW vão permitir atualizações contínuas, e que o papel da Cariad é “trabalhar continuamente nos lançamentos, e as marcas podem então escolher entre esse desenvolvimento e selecionar os seus ciclos de atualização… Também não queremos sobrecarregar os clientes com uma atualização toda semana.