Quando é lançado um novo modelo, seja qual for a marca em questão, a primeira atenção das pessoas é o interior e as linhas exteriores, antes de aprofundar as especificações técnicas e o preço. As primeiras impressões são importantes e design repetitivos são uma grande ‘desilusão’.
Nessa medida, a Volkswagen pretende evitar erros do passado, comprometendo-se a criar designs originais para as suas diversas marcas – isso vai ajudar o grupo automóvel a diferenciar melhor um VW de um Skoda ou de um Seat/Cupra, bem como um Audi de um Porsche.
Nesse sentido, foi apresentado, antes do 2023 IAA Mobility, feira automóvel que começa hoje em Munique, o “Success by Design” – de acordo com o CEO do Grupo VW, Oliver Blume (igualmente responsável pela marca Porsche), “um bom design é um fator essencial para encantar os nossos clientes”. O plano apresentado passa por ter “identidades de design aguçadas, desenhar produtos marcantes e aumentar a diferenciação das marcas”. Chegou mesmo a garantir que o Grupo VW vai tornar-se “uma empresa movida pelo design” e que cada marca deve ter personalidade própria.
De acordo com o responsável, a estratégia já existe, como ficou provado na versão ID. O Grupo VW tem nada menos do que 10 marcas sob o seu controlo: VW, VW Commercial Vehicles, Skoda, SEAT, Cupra, Audi, Lamborghini, Bentley, Porsche e Ducati.