Parceria sino-portuguesa quer criar postos de carregamento elétrico em Portugal

A fornecedora chinesa de soluções para veículos elétricos U Power Limited anunciou hoje um acordo com a gestora de fundos portuguesa Magnify Capital Partners, para construir postos para carregamento e troca de baterias em Portugal.

Parceria sino-portuguesa quer criar postos de carregamento elétrico em Portugal

A fornecedora chinesa de soluções para veículos elétricos U Power Limited anunciou hoje um acordo com a gestora de fundos portuguesa Magnify Capital Partners, para construir postos para carregamento e troca de baterias em Portugal.

O acordo, com o prazo de um ano, visa arrecadar capital, através da criação de um fundo de investimento conjunto, segundo o comunicado difundido pela U Power Limited, que tem sede em Xangai, a “capital” económica da China.

Ambas as partes concordaram em estabelecer um calendário regular de reuniões para avaliação de negócios e troca de informações e em criar uma equipa que vai ser totalmente responsável pelo desenvolvimento dos projetos, lê-se no comunicado.

Citado na mesma nota, o diretor executivo da ‘startup’ chinesa, Jia Li, disse acreditar que o acordo de cooperação com a Magnify Capital Partners vai permitir o desenvolvimento e expansão dos negócios em Portugal e outros países e regiões de língua portuguesa.

“A cooperação marca a nossa estreia neste mercado e espera-se que melhore a nossa competitividade industrial e a nossa influência”, afirmou.

“Esperamos ver mais progressos nos nossos esforços de desenvolvimento de negócios, tanto a nível doméstico como no exterior, ao mesmo tempo que geramos mais valor para os nossos acionistas”, acrescentou.

Fundada em 2013, a U Power Limited está cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque, no índice Nasdaq, que reúne algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

A empresa fornece serviços para veículos elétricos, incluindo postos de carregamento, em várias cidades da China, e opera uma fábrica na cidade de Zibo, província de Shandong, no norte do país asiático.

No ano passado, foram vendidos na China quase seis milhões de carros elétricos – mais do que em todos os outros países do mundo juntos.

A dimensão do mercado chinês e fortes apoios estatais propiciaram a ascensão de dezenas de marcas automóveis, fabricantes de baterias ou construtoras de infraestruturas para carregamento e manutenção de carros elétricos.

Na semana passada, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou uma investigação sobre os subsídios que a China concede aos seus fabricantes de veículos elétricos.

“Os mercados mundiais estão inundados de veículos elétricos chineses mais baratos e o seu preço é mantido artificialmente baixo graças a enormes subsídios estatais”, explicou, num discurso sobre o Estado da União.