O construtor automóvel japonês Nissan disse hoje que vai tornar todos os novos modelos vendidos na Europa totalmente elétricos até 2030, como parte dos esforços para cumprir as normas ambientais na região.
“Enquanto muitos países debatem quando proibir a venda de carros de combustão interna, a Nissan está a avançar com os planos para tornar 100% dos seus veículos vendidos na Europa em elétricos até 2030”, disse a empresa num comunicado hoje divulgado.
A decisão surge depois de, em fevereiro, a empresa sediada em Yokohama, Tóquio, ter estabelecido um objetivo de vendas de 98% para os veículos híbridos e elétricos que vende na região.
A Nissan planeia lançar 27 novos modelos de veículos elétricos em todo o mundo até 2030, 19 dos quais serão totalmente elétricos, afirma a empresa.
“Os veículos elétricos são a derradeira solução de mobilidade” e “a chave para alcançar a neutralidade de carbono”, afirmou o presidente executivo (CEO) da empresa, Makoto Uchida, na declaração, que mostrou o interesse da Nissan em continuar os seus investimentos na Europa.
A notícia surge também depois de a concorrente Toyota ter afirmado, recentemente, que vai expandir o portfólio de veículos elétricos com dez novos modelos e que tem como objetivo aumentar as vendas deste tipo de automóveis para 1,5 milhões por ano até 2026.