Tesla está na mira da investigação europeia dos subsídios da China aos veículos elétricos: 47% da produção da marca de Elon Musk destina-se ao Velho Continente

Tesla desfrutou de vantagens na China que outras empresas internacionais lutaram para obter, sendo a mais notável a bênção do Estado para possuir integralmente as suas operações domésticas, em vez de ter de partilhar com um parceiro numa joint venture local

Tesla está na mira da investigação europeia dos subsídios da China aos veículos elétricos: 47% da produção da marca de Elon Musk destina-se ao Velho Continente

Há uma marca automóvel em destaque na investigação de veículos elétricos que fluem da China para a União Europeia: a Tesla. Durante a recolha de provas que precipitou o anúncio da UE de uma investigação antissubsídios aos veículos elétricos chineses, o fabricante americano estava entre as empresas que provavelmente terão beneficiado desse apoio, revelou esta terça-feira a ‘Bloomberg’.

O objetivo da investigação será determinar se, e até que ponto, a China subsidiou a Tesla e os fabricantes nacionais da indústria dos veículos elétricos – a investigação anunciada por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, tem o potencial de remodelar a dinâmica competitiva no segundo maior mercado de veículos elétricos do mundo, depois da China: embora a UE arrisque expor os seus fabricantes a potenciais retaliações, o bloco europeu é o destino de exportação mais atraente para as empresas chinesas repletas de excesso de capacidade de produção.

A Tesla começou a exportar Model 3 construídos na sua fábrica em Xangai no final de 2020, menos de um ano depois de iniciar a produção na sua primeira fábrica de automóveis no exterior: em julho de 2021, a empresa referiu-se à instalação como o seu principal centro de exportação de veículos.

Durante os primeiros sete meses de 2023, a Tesla vendeu cerca de 93,7 mil veículos fabricados na China em toda a Europa Ocidental, o que representou cerca de 47% do total das suas entregas, segundo dados da ‘Schmidt Automotive Research’: o segundo maior exportador de veículos elétricos da China para a Europa foi o MG da SAIC, com cerca de 57,5 mil registos.

A Tesla desfrutou de vantagens na China que outras empresas internacionais lutaram para obter, sendo a mais notável a bênção do Estado para possuir integralmente as suas operações domésticas, em vez de ter de partilhar com um parceiro numa joint venture local. Isenções fiscais, empréstimos baratos e outras formas de assistência ajudaram a transformar a China no mercado mais importante da Tesla fora dos Estados Unidos.

As mais diversas formas de apoio que a China disponibiliza aos fabricantes nacionais, incluindo créditos de bancos estatais, provisões de capital de fundos de investimento estatais e provisões de terrenos e eletricidade, estão agora sob o escrutínio da UE. Algumas empresas europeias, como a BMW e a Renault, que operam joint ventures com fabricantes chineses, também serão incluídas na investigação, juntamente com todas as marcas que produzem na China e exportam para a UE.

Em investigações recentes de outros setores, como as bicicletas elétricas e os cabos de fibra ótica, a UE descobriu margens de subsídio que variam entre 4% e 17%. Há preocupação na Europa de que as suas empresas tenham ficado para trás da Tesla e das empresas chinesas no que diz respeito à tecnologia de veículos eléctricos e de baterias, ameaçando a viabilidade da indústria automóvel da UE, que proporciona quase 14 milhões de empregos diretos e indiretos.