Ensaio. Polestar 3 SUV: preparado para a era elétrica

Marca mantém no seu ADN o minimalismo e a pureza escandinavos, associados aos ingredientes de um veículo desportivo, para assim definir o SUV para a era elétrica

Ensaio. Polestar 3 SUV: preparado para a era elétrica

Este é o primeiro SUV da marca e também aquele cuja produção é efetuada para dois continentes cuja inspiração adveio do Polestar Precept.

A marca mantém no seu ADN o minimalismo e a pureza escandinavos, associados aos ingredientes de um veículo desportivo, para assim definir o SUV para a era elétrica.

“O Polestar 3 é um SUV elétrico potente que apela aos sentidos através de um design distinto e escandinavo e de uma excelente dinâmica de condução”, afirmou Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

O Polestar 3 estreia um novo perfil aerodinâmico focando-se fortemente nas qualidades de um SUV, onde, através de uma maior distância entre eixos da plataforma de base Volvo, conseguiu-se colocar as baterias, reduzir a altura dos bancos e do tablier, face ao solo e, assim baixar o centro de gravidade.

Por outro lado, apostou na otimização da aerodinâmica que também inclui duas asas – dianteira, integrada no capot, outra integrada no spoiler traseiro e lâminas aerodinâmicas traseiras.

Os faróis seguem a linha do martelo de Thor, aqui denominados Dual Blade.

Os materiais utilizados no interior do Polestar 3 foram selecionados pelas suas características sustentáveis, elevando a estética e o tato premium. Desde materiais biológicos da MicroTech, com couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.

o Polestar 3 inclui toda uma panóplia de tecnologia de segurança ativa e passiva, onde podemos destacar a mais recente inovação – um sistema de radar interior capaz de detetar movimentos à escala submilimétrica, protegendo assim as crianças e os animais que tenham sido deixados acidentalmente no automóvel. Este novo sistema está ligado ao sistema de climatização do veículo para evitar sobreaquecimento ou hipotermia.

O Polestar 3 inclui ainda de série um módulo de cinco radares, cinco câmaras externas e doze sensores ultrassónicos que ajudam a suportar várias das suas caraterísticas de segurança avançada.

Também interessante foi a inclusão na habitual grelha dos automóveis de uma SmartZone – que incorpora vários dos sensores dianteiros, um módulo de radar e uma câmara – que agora se assume como assinatura de design da Polestar, já para não mencionar as duas câmaras para monitorizar o condutor.

O Polestar 3 chega ao mercado com motor duplo onde a versão standard possui 360 kW. Já com o Pack Performance opcional atinge os 380 kW utilizando a tecnologia one-pedal drive ajustável e a função elétrica TVDC – Electric Torque Vectoring Dual Clutch no eixo traseiro – uma evolução da tecnologia inicialmente apresentada no Polestar 1.

Em determinadas circunstâncias o Polestar 3 possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico traseiro para economizar energia. O chassis é controlado por uma suspensão de dupla câmara, o que permite ao Polestar 3 alternar entre o conforto e a dinâmica de uma suspensão firme, ajustando os amortecedores para se adaptarem às condições da estrada uma vez a cada dois milissegundos (500 Hz) – basicamente de 5 em 5 metros.

Em termos de autonomia, o pack de baterias de 111 kWh permite percorrer até 610 km em ciclo WLTP[1] (dados preliminares).

Irá estar disponível para encomenda no segundo trimestre de 2023 a partir de 94.900 euros.