Portugal tem diversas qualidades que despertam o interesse das empresas, desde a cultura, o clima, a qualidade de vida e, principalmente, todo o ambiente de disrupção e inovação que paira no ar. «Por outro lado, o perfil to talento português é muito forte, procura a inovação e procura a aprendizagem contínua, o que permite o desenvolvimento constante. Em Maio, organizámos a nossa própria Hackathon, com foco na criação de soluções inovadoras e transformação para cloud, onde foi muito notório estes dois pontos: o mindset de inovação e a qualidade dos profissionais», diz Silvia Bechmann, CEO Mercedes-Benz.io.
O espírito de empreendedorismo que se sente em Portugal e o forte investimento na criação de um ambiente onde a transformação digital pode prosperar são muito claros. «Um exemplo disso são os grandes eventos que colocam o país no mapa tecnológico do mundo e são um reflexo do entusiasmo, proficiência e partilha de conhecimento com os quais nos identificamos na Mercedes-Benz.io. Sabemos que o mercado tecnológico é competitivo, mas essa competição torna-nos mais fortes, pois fomenta a qualidade», acrescenta a gestora.
Em termos de equipa e de recursos humanos, chegaram em 2017 com o objectivo de recrutar 100 profissionais. Hoje são mais de 400 profissionais entre os escritórios de Lisboa e Braga, incluídos na equipa global de mais de 600 colaboradores. «Agora a prioridade é solidificar a nossa presença no país e, para isso, queremos continuar a ver a nossa equipa a crescer num objetivo de longo prazo mais alargado. A Mercedes-Benz.io é uma empresa 100% subsidiária do Mercedes-Benz Group AG focada na transformação digital. Desenvolvemos as soluções tecnológicas de marketing, vendas e customer services da Mercedes-Benz, incluindo o site global da Mercedes-Benz, loja online, car configurator, dealor locator, entre outros. Em novembro do ano passado apresentámos o nosso novo escritório em Lisboa e o novo objetivo de recrutar 140 profissionais em 2023. Queremos continuar a crescer», refere.
FORMAÇÃO
A Mercedes-Benz.io é uma empresa 100% subsidiária do Mercedes-Benz Group AG focada na transformação digital. «Estimulada pela vontade de construir o futuro digital da Mercedes-Benz, a Mercedes-Benz.io tem um papel crucial na transformação digital da Mercedes-Benz. A experiência de compra e a jornada do cliente são chave no segmento de luxo, tanto offline como online. Com a nossa equipa global de mais de 600 profissionais, desenvolvemos os pontos de contacto digitais dos nossos clientes para mais de 60 mercados. Com esta posição com impacto global, somos não apenas um factor de atração de talento nacional e internacional, como contribuímos para a fixação de talento no país, investindo activamente na formação, na criação de emprego e na inovação», sublinha a responsável.
Para a responsável, Portugal tem diversas qualidades que despertaram o interesse, «nomeadamente a qualidade da formação e dos profissionais recém-graduados, assim como todo o ambiente de disrupção e inovação. Paralelamente, a Mercedes-Benz.io tem um contacto próximo e parcerias com instituições locais com quem mantemos uma excelente cooperação profissional. Por outro lado, o mercado português é muitíssimo atractivo para o talento internacional, não apenas pela larga oferta de empresas que agora estão a nascer ou a crescer em Portugal, mas pela qualidade de vida e a cultura, como também porque
se estar a tornar num país cada vez mais cosmopolita».