A Stellantis e a Samsung vão investir mais de 3.200 milhões de dólares (2.800 milhões de euros) na sua segunda fábrica de baterias para carros elétricos nos Estados Unidos.
A nova fábrica, que se localizará na cidade de Kokomo, no estado de Indiana, deverá começar a funcionar no início de 2027, terá uma capacidade de produção anual de 34 gigawatts hora e criará 1.400 postos de trabalho em Kokomo e nos arredores da cidade, anunciaram os dois grupos em comunicado.
Se se acrescentar a primeira fábrica conjunta de produção de baterias, que também está a ser construída em Kokomo e cuja entrada em funcionamento está prevista para o início de 2025 (com 33 gigawatts hora), o investimento total será superior a 6.300 milhões de euros, sendo que irá criar 2.800 novos postos de trabalho.
A Stellantis, que comercializa as marcas Dodge, Jeep, Ram, Chrysler, Alfa Romeo e Fiat na América do Norte, quer que 50% das vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros na região sejam veículos elétricos a bateria até 2030.