A nova geração de automóveis da Volvo Cars será totalmente elétrica, sendo concebida por hardware mas cada vez mais definida por software. Isto significa a criação de modelos entusiasmantes, como o emblemático EX90 ou o pequeno SUV EX30, automóveis com a capacidade de se tornarem melhores ao longo do tempo graças a atualizações de software regulares e realizadas remotamente.
Como parte desta estratégia, a Volvo Cars está a investir de forma contínua no desenvolvimento das suas capacidades internas de desenvolvimento e de teste de software. A empresa revela agora um dos seus maiores investimentos até à data: a inauguração de um Novo Software Center em Gotemburgo, na Suécia, que irá ampliar a capacidade de testes de software a todos os níveis.
Com uma área de cerca de 22 mil metros quadrados e representando um investimento inicial de cerca de 300 milhões de coroas suecas (cerca de 25,82 milhões de euros), o novo centro será o novo porta-estandarte da rede de centros de engenharia e Tech Hubs da Volvo Cars em todo o mundo. As novas instalações de Gotemburgo são agora as maiores em termos de dimensão e de capacidade.
Esta capacidade será necessária, porque, como demonstra o novo EX90, a indústria automóvel está a mudar rapidamente. O automóvel Volvo do futuro é totalmente elétrico, cada vez mais vendido online, alimentado por computadores centrais de última geração que executam software desenvolvido internamente e capaz de melhorar constantemente ao longo do tempo graças a atualizações regulares de software realizadas de forma remota.
Isto faz com que o desenvolvimento e o teste de software interno sejam fundamentais para alcançar as ambições estratégicas da marca, que incluem ser uma referência na indústria em novas tecnologias e uma empresa de automóveis totalmente elétricos até 2030.
“Estas instalações serão o centro das nossas atividades globais de teste e de validação de software”, referiu Anders Bell, Global Head I&D da Volvo Cars. “Os programadores de todas as nossas instalações de engenharia e centros tecnológicos globais poderão efetuar aqui os seus testes de software remotamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Acredito firmemente que, com este novo centro de testes, estabelecemos uma nova referência para a indústria automóvel.”
O novo centro empregará inicialmente cerca de 100 pessoas, um número que deverá aumentar para 300 quando estiver a funcionar em pleno. Eventualmente, o local albergará cerca de 500 plataformas de teste e ambientes de teste digitais, em contraste com os quase 200 atuais.
As instalações de Gotemburgo trabalharão em estreita colaboração com os outros centros de engenharia em todo o mundo, que desempenham um papel central no desenvolvimento de software da Volvo Cars que, o mês passado, inaugurou um novo Tech Hub em Singapura e, em fevereiro, anunciou os planos para a abertura de um outro Tech Hub em Cracóvia, na Polónia.
Outros desafios no campo da engenharia de software incluem o desenvolvimento das funcionalidades ligadas à próxima geração de modelos e o apoio a todo o trabalho de desenvolvimento através da análise de dados. A Volvo está a recrutar de forma ativa engenheiros de software para todo o mundo.
Para além das instalações em Cracóvia e em Singapura, a Volvo Cars possui centros tecnológicos em Estocolmo e em Lund, na Suécia, bem como em Bangalore, na Índia. Tem também grandes centros de engenharia em Xangai, na China, e em Gotemburgo, na Suécia. Embora cada uma destas localizações tenha a sua própria área de atuação, formam, em conjunto, uma rede crucial de centros de inovação estrategicamente distribuídos por todo o mundo.