A Nissan apresentou esta quarta-feira, dia de abertura do ‘Japan Mobility Show’, o Hyper Force, o epílogo retumbante da sua inovadora série “Hyper” de cinco conceitos de automóvel. Consulte o teaser aqui.
“Todos os cinco protótipos que mostramos fisicamente são símbolos do futuro e incorporam o nosso espírito fundador de ‘ousar fazer o que os outros não fazem’. Avançamos na inovação em automóveis elétricos, indo além da mobilidade para criar um mundo mais sustentável. Os automóveis elétricos simbolizam o nosso futuro de criar um mundo mais limpo, seguro e inclusivo para todos, sem comprometer paixões e sonhos. Através do poder da inovação, a Nissan está a criar um futuro onde todos podem desfrutar da emoção da mobilidade”, relatou o presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida.
O Hyper Force é um supercarro totalmente elétrico de alto desempenho que visa proporcionar o máximo em prazer de condução, enquanto oferece um reduzido impacto ambiental e excelente conforto numa utilização diária.
No seu núcleo está um conjunto propulsor totalmente elétrico de alta potência com uma bateria de estado sólido – permitindo uma distribuição de peso ideal – que pode produzir até 1.000 kW de potência e uma aceleração precisa e rápida. O forte apoio aerodinâmico, uma forma avançada da tecnologia de controlo integral Nissan e-4ORCE e uma carroçaria leve em carbono de alta resistência, conjugam-se para uma condução melhorada em curva e uma agilidade excecional em circuitos e estradas sinuosas.
O design exterior, com as suas proporções amplas e equilibradas, é uma mistura de curvas elegantes que se fundem perfeitamente com geometrias arrojadas, deixando transparecer o desempenho que lhes está por debaixo. Incorporados em todo o design, estão elementos, como nas luzes dianteiras e traseiras, que homenageiam os automóveis de alto desempenho da Nissan.
O exterior alcança uma elevada eficiência aerodinâmica, que foi desenvolvida em conjunto com a equipa de competição NISMO, gerando um poderoso efeito de solo. A estrutura aerodinâmica de dois níveis sob o capô dianteiro proporciona uma forte aderência e um alto poder de refrigeração. Enquanto isso, o difusor traseiro de nível duplo* controla de forma ideal o fluxo de ar. As asas dianteiras, o para-lamas dianteiro e ambas as extremidades da asa traseira apresentam uma funcionalidade aerodinâmica ativa única, enquanto um atuador a plasma recentemente desenvolvido suprime o desprendimento de ar para maximizar a aderência e minimizar a elevação das rodas interiores durante as curvas. As leves jantes de carbono forjado ajudam na aerodinâmica e no arrefecimento dos travões.
O conceito apresenta dois modos de condução, “R” (competição) e “GT” (Gran Turismo). A interface gráfica do utilizador muda de cor e de visualização de acordo com o modo e foi concebida para apresentar instantaneamente as informações mais necessárias para o condutor, de acordo com as circunstâncias de condução. Estes gráficos são o resultado da colaboração da Nissan com a Polyphony Digital Inc.
No modo R, o habitáculo ilumina-se a vermelho e cria um cockpit intuitivo centrado no condutor para apoiar a concentração. Os painéis de instrumentos estendem-se em direção ao banco para melhorar a sensação de cockpit em torno do condutor. Enquanto isso, quatro ecrãs em torno do volante exibem a aderência e a temperatura dos pneus, a pressão do ar, a temperatura do rotor do freio, a distribuição de potência e outras informações inestimáveis.
No modo GT, o habitáculo ilumina-se em azul e os ecrãs que rodeiam o volante afastam-se e combinam-se, proporcionando uma experiência imersiva com uma interface de infotenimento mais simples, incluindo ar condicionado, áudio, suspensão e estabilizador, para uma condução confortável. A suspensão e os estabilizadores foram concebidos como pioneiros a nível mundial, para poderem ser facilmente operados no ecrã durante a condução.
Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro são de fibra de carbono leve e altamente rígida que permite uma condução confortável de longa distância e estão equipados com cintos de segurança de quatro pontos.
A segurança desempenha um papel crucial na equação deste protótipo. Graças à condução autónoma avançada com híper LIDAR e a um conjunto de sensores sintonizados para a condução desportiva, o automóvel foi concebido para garantir um elevado nível de segurança tanto na via pública, como nos circuitos.
A elevar o apelo do Nissan Hyper Force está uma experiência inovadora de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (VR) que permite conduzir tanto no mundo real, como no virtual, sem problemas. Quando o automóvel está parado, o condutor pode usar um capacete especial com viseira para VR que permite entrar numa experiência de condução de jogo completa, com modos que permitem competir contra o relógio ou outros pilotos online.
Ao usar viseira para AR, o piloto pode competir em circuito contra si próprio, “duplos” digitais dos seus amigos, ou até mesmo pilotos profissionais, permitindo que os utilizadores aumentem com segurança as suas habilidades de condução em pistas do mundo real.
Marcando uma mudança de paradigma no género de automóveis de desempenho, o Nissan Hyper Force atende às preferências em constante evolução de clientes ambientalmente conscientes. Com a sua compatibilidade ecológica, desempenho eletrizante e equipamento de segurança de ponta, este conceito é a visão da Nissan para um supercarro de alto desempenho totalmente elétrico da próxima geração.