O grupo Volkswagen revelou hoje que alcançou um lucro de 11.348 milhões de euros até setembro, menos 7,5% em termos homólogos, devido às perdas registadas nas operações com derivados para cobrir as flutuações dos preços das matérias-primas.
O volume de negócios melhorou nos três primeiros trimestres para 235.102 milhões de euros (+16%), enquanto o lucro operacional caiu para 16.200 milhões de euros (-7%), o que representa um rendimento de exploração sobre o volume de negócios de 6,9%.
A rendibilidade operacional sobre o volume de negócios, por sua vez, foi de 6,2% no terceiro trimestre deste ano, adianta em comunicado.
O resultado de exploração foi afetado por perdas de 2,5 mil milhões de euros em transações de derivados para cobertura das oscilações dos preços das matérias-primas, montante que o fabricante não poderá compensar durante o resto do ano, salienta.
Há um ano, estas transações financeiras deram origem a um ganho de 800 milhões de euros.
Além disso, a Volkswagen teve custos de produtos mais elevados e interrupções de produção no terceiro trimestre, porque um fornecedor esloveno também interrompeu a sua produção devido às inundações na Eslovénia em agosto e não forneceu componentes, lembra.
As entregas mundiais de veículos do grupo Volkswagen registaram uma subida de 11%, tendo ultrapassado os 6,7 milhões de unidades.