As reclamações no setor automóvel cresceram 48,3% entre janeiro e outubro último, quando comparado com igual período de 2022, e um aumento de 44% face ao mesmo período de 2021, de acordo com o ‘Portal da Queixa’: o relatório apontou ainda que, das 31 marcas analisadas, as francesas Peugeot, Renault, Dacia e Citroën foram as que registaram o maior número de queixas este ano – concentradas, as quatro marcas respondem por 45,3% de todas as queixas do setor. No pódio do maior crescimento das reclamações, face a 2022, estão a Dacia, BMW, Renault, Hyundai e Peugeot.
O principal motivo de reclamação, em 2023, está relacionado com o sistema de antipoluição — AdBlue. O problema está concentrado principalmente na marca Peugeot, responsável por 49% das reclamações sobre este tema. Já os modelos que mais queixas obtiveram relacionadas com o AdBlue foram: Peugeot 308, Peugeot 3008, Peugeot 5008 e Peugeot 2008. Os dados indicam que este foi um motivo que cresceu 26,4% em relação ao período homólogo de 2022.
Em 2023, os modelos que receberam um maior volume de queixas foram Dacia Sandero, Peugeot 2008, Peugeot 308, Mazda CX-3, Dacia Duster e Peugeot 5008. O maior crescimento em relação a 2022 foi do Renault Clio, com um aumento de 650% no número de reclamações. A seguir, dois modelos da Dacia, o Duster (400%) e Sandero (250%).
De acordo com o relatório, o número de reclamações relacionadas com veículos elétricos e híbridos está a aumentar a grande velocidade. De janeiro a outubro de 2023, as queixas publicadas registaram uma subida de 84%, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em 2022, uma em cada 13 reclamações publicadas era referente a veículos elétricos ou híbridos. Este ano, a média passou para uma em cada 10.
A Renault, Peugeot e Hyundai são as marcas que apresentam o maior número de reclamações no enquadramento de veículos elétricos e híbridos.