Não terá certamente qualquer relação mas após o pedido de demissão de António Costa, na passada terça-feira, os combustíveis seguiram o gesto e apresentaram um pedido de descida de preços: assim, a partir desta segunda-feira, prepare-se para uma queda significativa nas principais petrolíferas nacionais: “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço da gasolina 95 em 3 cêntimos por litro. Já o gasóleo vai ficar 4,5 cêntimos por litro mais barato”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.
A descida nos combustíveis é confirmada pelos preços dos postos de abastecimento junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada de combustíveis. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,0229 euros na gasolina 95 mas também no gasóleo em 0,0388 euros.”
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,766 euros enquanto o do gasóleo vale 1,692 euros. Pode consultar no gráfico em baixo as mudanças recentes dos preços – desde setembro – que confirmam a descida generalizada dos combustíveis.
As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina 95 subiu, desde o início de julho, 10 cêntimos, um crescimento ‘replicado’ pelo gasóleo, que aumentou, no mesmo período, 19,6 cêntimos, ao qual acresce o descongelamento gradual da taxa de carbono, proposto pelo Governo, que representou um aumento adicional de 2 cêntimos.
Quer isto dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 12,96 euros do que no início de julho. Já para atestar um depósito de gasolina a fatura fica cerca de 6 euros mais cara.
Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 0,6 cêntimos acima da média europeia e 11,8 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição do ranking europeu.
Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,009 euros. É o único país com valores acima da barreira dos 2 euros por litro. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 2,116 euros, seguida pela Finlândia, com 2,009 euros.