Rimac Nevera bate recorde do Guinness com velocidade máxima de 275 km/h… em marcha-atrás

Nevera mostrou-se capaz de andar bem rápido, andando em linha reta a 412 km/h, alcançado numa pista de testes em Papenburg, na Alemanha

Rimac Nevera bate recorde do Guinness com velocidade máxima de 275 km/h… em marcha-atrás

O elétrico Rimac Nevera atingiu uma velocidade máxima de 275 km/h… a conduzir em marcha-atrás, o que valeu uma entrada direta para o ‘Guinness World Records’. A brincadeira ousada nasceu dos pilotos de testes da Rimac, que comentaram que, com quase 2 mil CV de potência, o Nevera deveria ser o carro mais rápido do mundo com a marcha a ré. Consulte o vídeo do momento aqui.

De acordo com os pilotos, os carros elétricos não precisam de uma mudança para a marcha-atrás pois podem mover-se no sentido oposto se inverterem o sentido de rotação do motor. Em teoria, poderiam viajar à mesma velocidade num sentido ou no outro. O Nevera mostrou-se capaz de andar bem rápido, andando em linha reta a 412 km/h, alcançado numa pista de testes em Papenburg, na Alemanha.

A mesma pista foi palco da tentativa ousada de bater o recorde. De acordo com o piloto de testes Goran Drndak, responsável pela corrida, conduzir a olhar pelo espelho “demora tempo para se habituar porque tudo o que está à sua frente afasta-se cada vez mais rápido e o pescoço tem a mesma sensação quando se trava repentinamente”.

O recorde de marcha-atrás torna-se uma façanha porque uma coisa é a potência dos motores autorizar essas velocidades e outra é o carro sair ileso, quando a aerodinâmica é desenvolvida para não decolar do solo ao avançar. “A aerodinâmica, o arrefecimento, a estabilidade, não foram projetados para funcionar nessas velocidades em sentido inverso. As simulações mostraram que poderíamos ultrapassar em muito os 240 km/h, mas não sabíamos o quão estável seria”, explicou o engenheiro-chefe responsável pelo Nevera.

Time to run it back. Feel the force of driving 275.74 km/h… in reverse.

Watch the video: https://t.co/prDirwToaj
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Rimac Nevera: WLTP: electricity consumption, combined 30.0 KWh/100km; CO2 emissions: combined in g/km: 0 pic.twitter.com/4QUUg413YS

— Rimac Automobili (@AutomobiliRimac) November 8, 2023