Pela primeira vez na União Europeia, as matrículas de veículos elétricos ultrapassaram as dos modelos a diesel no acumulado dos primeiros 10 meses de 2023, segundo revelou esta terça-feira a Associação Europeia de Fabricantes (ACEA).
Entre janeiro e outubro, foram comercializados na UE um total de 1.233.912 veículos elétricos, mais 53,1% face ao período homólogo do ano transato, atingindo uma quota de mercado de 14%. Já os modelos diesel acumularam um total de 1.221.230 unidades no mesmo período, menos 5% face a 2022 e com uma quota de mercado de 13,8%.
Em outubro de 2023, os registos de automóveis elétricos de passageiros no espaço europeu aumentaram 36,3%, atingindo as 131.808 unidades – em destaque estão a Bélgica (147,3%) e Dinamarca (100,7%), com fortes contributos para este aumento.
Já os registos de automóveis híbridos aumentaram 38,6% em outubro, impulsionados por um crescimento substancial nos três principais mercados europeus: Alemanha (57,9%), França (40,1%) e Itália (28%), que contribuíram para um aumento acumulado de 29,8%, totalizando 2,2 milhões de unidades vendidas nos primeiros 10 meses – equivale já a mais de um quarto do mercado.
As vendas de carros híbridos plug-in caíram 5% face a 2022 em outubro, para 72.002 unidades, apesar dos aumentos expressivos na Bélgica (70,2%) e em França (34,2%).
Nos primeiros 10 meses do ano, os registos de automóveis novos aumentaram 16,7%, atingindo quase 9 milhões de unidades. Todos os mercados cresceram durante este período, exceto a Hungria. Além disso, os quatro maiores mercados: Itália (+20,4%), Espanha (+18,5%), França (+16,5%) e Alemanha (+13,5%) contribuíram para esta tendência positiva.
Por último, em outubro, o mercado automóvel da UE registou um crescimento de 14,6%, atingindo 855.484 unidades, sendo já o 15º mês consecutivo de crescimento.