Toyota revela novo Yaris Cross: SUV compacto eletrificado chega com mais potência, tecnologia e refinamento

Desde a sua chegada ao mercado em 2021, este modelo com motorização híbrida, estabeleceu-se rapidamente como uma proposta forte no competitivo no segmento B-SUV em Portugal, sendo inclusivamente líder de mercado na Europa neste momento

Toyota revela novo Yaris Cross: SUV compacto eletrificado chega com mais potência, tecnologia e refinamento

A Toyota está a reforçar todos os aspetos-chave do popular Yaris Cross, com base nas qualidades que valeram ao SUV compacto o título de “World Urban Car”, entre muitos outros prémios, durante o seu primeiro ano de vendas.

Esta primeira série de melhorias para este modelo centra-se nas principais considerações de compra dos clientes do seu segmento, garantindo que o Yaris Cross mantém o seu forte apelo geral junto dos clientes. Desde a sua chegada ao mercado em 2021, este modelo com motorização híbrida, estabeleceu-se rapidamente como uma proposta forte no competitivo no segmento B-SUV em Portugal, sendo inclusivamente líder de mercado na Europa neste momento.

O novo Yaris Cross oferece um desempenho mais gratificante graças à sua motorização eletrificada com a tecnologia full-hybrid; condução mais segura e fácil com os mais recentes sistemas de segurança e assistência ao condutor Toyota T-Mate; uma experiência de utilizador mais digital; e detalhes de estilo que realçam o seu moderno estilo urbano. Este lançamento conclui uma modernização completa da gama de automóveis compactos da Toyota com os novos Aygo X e Yaris; e também faz parte de uma nova e competente família Yaris, composta pelo hatchback e o GR Yaris de altas performances.

MAIS POTÊNCIA E DINÂMICA DE CONDUÇÃO

O SUV Yaris Cross junta-se ao Yaris hatchback com a nova oferta de motorização “dual hybrid” ao adotar a tecnologia híbrida Toyota de quinta geração numa nova opção de motorização, o “Hybrid 130”. Desta forma fica disponível um mais amplo leque de opções para novos clientes do segmento B que optam por diminuir o tamanho dos seus veículos, sem sacrificar o desempenho.

O sistema elétrificado full-hybrid com motor de gasolina de 1,5 litros foi equipado com uma nova transmissão que apresenta um motor-gerador elétrico maior e mais potente (MG1). Juntamente com ajustes na unidade de controlo de potência (PCU), foi assim possível proporcionar um aumento de 14 por cento no rendimento total do sistema, que passou de 116 cv/85 kW para 132 cv/97 kW. Paralelamente, o binário do motor MG2 foi aumentado em toda a faixa de rotações, com o valor de pico a subir em 30 por cento, de 141 para 185 Nm.

O resultado é uma aceleração mais rápida, com uma redução de meio segundo no “sprint” de 0 a 100 km/h, para 10,7 segundos, e o tempo de referência na classe na passagem de 80 a 120 km/h diminuído em 0,4 segundos, para 8,9 segundos. No que diz respeito às emissões de CO2, o novo sistema volta a estabelecer um valor que é o melhor na sua classe, de 103-122 g/km.

Estas estatísticas contam apenas parte da história; igualmente significativo é o impacto na experiência de condução. O desempenho do motor de gasolina, do motor elétrico e da bateria híbrida foram melhorados no Hybrid 130 o que, juntamente com uma disponibilidade de binário mais elevado em todas as rotações do motor, confere ao veículo uma sensação mais dinâmica e de melhor resposta de aceleração e desaceleração que acrescenta prazer a cada momento da condução, seja em ruas urbanas ou em vias mais rápidas. A assistência do motor elétrico em resposta ao acelerador foi melhorada para contribuir para um comportamento mais previsível e uma sensação de aceleração mais linear.

O desempenho ágil e inspirador de confiança do novo modelo é ainda apoiado pelos atributos da sua plataforma GA-B, com os benefícios fundamentais decorrentes de um centro de gravidade baixo e uma carroçaria de muito elevada rigidez.
A nova motorização Hybrid 130 será introduzida nas versões de topo de equipamento, incluindo os novos Luxury e Premiere Edition. A gama continuará a oferecer o já consolidado sistema híbrido de 116 cv/85 kW, que passa a ser designado “Hybrid 115”.

A motorização elétrica híbrida é o principal fator decisivo para quem compra um Yaris Cross. Com a sua gama 100 por cento híbrida e a opção, única na sua classe, de dois grupos motopropulsores diferentes, os clientes têm agora mais opções do que nunca para satisfazer as suas necessidades.

UMA CONDUÇÃO MAIS SILENCIOSA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

O novo Yaris Cross beneficia de uma série de medidas adicionais para reduzir o ruído e as vibrações.

No que diz respeito ao ruído do motor de gasolina, foram feitas melhorias em quatro áreas principais: foi adicionado um amortecedor dinâmico ao apoio do motor do lado esquerdo; foi instalado um ressoador na mangueira de admissão; o silenciador interno do painel foi alterado de uma construção de camada única para uma construção de três camadas; e foi inserida uma camada extra de feltro no silenciador superior do capot.

Para reduzir a chegada do vento e do ruído da estrada ao habitáculo, são utilizados vidros mais grossos no para-brisas, bem como nos vidros laterais dianteiros e traseiros.

UMA EXPERIÊNCIA MAIS DIGITAL DO UTILIZADOR

O acesso à informação, a conectividade e o entretenimento foram transformados com a introdução de uma experiência digital totalmente nova do utilizador. Diante do condutor passa a existir um ecrã de instrumentação que pode ser configurado e personalizado de acordo com as suas preferências e o sistema multimédia é agora mais potente, respondendo de forma mais rápida e oferecendo uma gama mais ampla de funções. Os ecrãs interiores, são agora de maiores dimensões: 7 ou 12,3 polegadas atrás do volante e 9 ou 10,5 polegadas para o ecrã tátil multimédia, dependendo da versão.

A instrumentação de 12,3 polegadas apresenta mostradores, informações e gráficos em definição nítida para uma boa visibilidade sob todos os níveis de iluminação. O condutor pode personalizar a aparência do ecrã de acordo com a sua disposição do momento ou o tipo de viagem, com quatro opções de estilo: Smart, Casual, Sporty e Tough.
A versão de sete polegadas é de série nas versões de equipamento de entrada e nas versões intermédias; a de 12,3 polegadas surge nas versões superiores e nos modelos Luxury e Premiere Edition.

O sistema multimédia Toyota Smart Connect foi concebido para uma utilização fácil e intuitiva, com resposta mais rápida aos comandos, graças ao seu superior poder de processamento. Nas suas funções está incluída navegação baseada na nuvem, de série, um sistema “sempre conectado” que dá acesso a informação atualizada sobre rotas, trânsito e atrasos para uma melhor planificação de casa viagem.

O sistema possui um sistema de reconhecimento de voz melhorado e um “agente” de voz “Hey Toyota” integrado, que pode reconhecer comandos em linguagem natural de conversação. Por exemplo, se disser “Hey, Toyota, estou com frio”, o sistema aumenta automaticamente a temperatura da climatização.

A conectividade fácil é garantida através da integração sem fios do smartphone para apple CarPlay e android auto. Tal como acontece com os sistemas Toyota Safety Sense, podem ser instaladas remotamente (over-the-air) atualizações multimédia e novas funções, com toda a facilidade.

ACESSO FÁCIL COM CHAVE DIGITAL INTELIGENTE

O Yaris Cross junta-se ao novo Yaris hatchback na oferta de conveniência e a segurança de uma Chave Digital Inteligente. Vinculada à aplicação My Toyota, permite que até cinco utilizadores tenham acesso ao veículo através dos seus smartphones. A chave digital pode ser usada para trancar, destrancar e ligar o motor do veículo – sem que seja necessário retirar o telefone da mala ou pasta.

A chave é compatível com dispositivos apple e android e é fornecida de série na versão Premiere Edition. A ligação de um ano está incluída no preço de compra do veículo.

A aplicação MyToyota oferece outras funções úteis, incluindo fecho/abertura de portas de forma remota, controlo climático antes da viagem e ativação das luzes de emergência para ajudar a localizar o veículo – por exemplo, num parque de estacionamento muito cheio.

CONDUÇÃO MAIS SEGURA E FÁCIL COM TOYOTA T-MATE

A Toyota decidiu tornar a geração atual do Yaris hatchback no automóvel compacto mais seguro do mundo, equipando-o com uma variedade de dispositivos e recursos de segurança ativa e passiva que apoiam o condutor. O crossover Yaris Cross beneficia do mesmo abrangente pacote de recursos Toyota T-Mate.

Toyota T-Mate é o termo genérico usado para designar os recursos avançados que tornam um automóvel mais seguro e fácil de conduzir e estacionar. No novo Yaris Cross, estes recursos foram melhorados e alargados para serem mais eficazes do que nunca, incluindo a introdução dos sistemas Toyota Safety Sense de última geração. Estas funções, muitas vezes pagas com um custo extra ou simplesmente indisponíveis noutros modelos do segmento B-SUV, são fornecidas de série em toda a gama Yaris Cross.

Um novo sistema multimédia e módulo de comunicação de dados (DCM) permite que sejam feitas atualizações de software de forma remota. Isto significa que o Toyota Safety Sense e as funções multimédia podem ser continuamente atualizados, sem necessidade de levar o automóvel a um concessionário Toyota. Essas atualizações por download podem acontecer quando o carro está em andamento e ficar prontas para instalação quando for conveniente para o condutor.

Usando um novo sistema de câmara e radar que pode fazer um análise mais distante e ampla do que antes, aumenta a possibilidade de deteção de riscos de acidentes. Por exemplo, o Sistema Pré-Colisão (PCS) pode agora reconhecer um potencial impacto frontal e uma vasta gama de objetos e veículos no caminho do automóvel, incluindo peões, ciclistas e, agora também, motociclos.

A Supressão de Aceleração é um novo recurso que se junta ao portfólio de funções do Toyota Safety Sense. Intervém para travar qualquer aceleração repentina quando reconhece o risco de colisão com um veículo à sua frente.

O Assistente de Condução Inteligente (PDA) é outro novo recurso, desenvolvido para ajudar a evitar riscos habituais de acidentes quando se guia a baixas velocidades. O Assistente de Desaceleração proporciona uma desaceleração suave quando o condutor solta o acelerador para abrandar ao aproximar-se de um veículo mais lento à sua frente ou ao entrar numa curva. O segundo elemento do PDA é o Assistente da Direção, que reconhece uma curva adiante na estrada e ajusta a assistência na direção para ajudar o condutor a delinear uma trajetória suave e estável.

O novo Sistema de Paragem de Emergência (EDSS) é capaz de apoiar o condutor caso este se sinta doente ou incapacitado. Se detetar que o condutor não tem qualquer ação – na direção, travagem, aceleração – por um determinado período de tempo, soará um aviso. Se continuar a não existir reação da parte do condutor, o sistema irá imobilizar o veículo suavemente, ativar as luzes de emergência e destrancar as portas.

O Toyota T-Mate também tem uma ação protetiva quando o veículo está parado. Com o opcional Assistente de Saída Segura (SEA), o sistema de alerta visual e sonoro ajuda a evitar que uma porta seja inadvertidamente aberta diante de um veículo ou ciclista que se possam estar a aproximar pela traseira do Toyota. E o Sistema de Lembrete no Banco Traseiro (RSRS) alertará o condutor, com avisos visuais e sonoros, caso aquele tenha deixado uma criança ou animal de estimação no banco traseiro, ajudando a evitar o risco destes frequentes incidentes.

Além destas funções extra, o novo Yaris Cross também beneficia de atualizações nos recursos já existentes do Toyota Safety Sense. O Cruise Control Adaptativo (ACC) foi revisto para responder mais rapidamente e atuar de forma mais natural. Por exemplo, quando outro veículo entra na mesma faixa de rodagem, a desaceleração é mais progressiva. As configurações de distância entre veículos foram estendidas para que o condutor possa dispor de mais opções de acordo com as suas preferências e a redução da velocidade em curva é ativada mais cedo, proporcionando um controlo mais suave do veículo.

Foram, por outro lado, acrescentados novos sistemas ao ACC para ultrapassagens mais seguras: O Suporte à Prevenção de Ultrapassagens evita ultrapassagens involuntárias pelo lado errado de um veículo e o Controlo Preliminar de Desaceleração/Sinal de Mudança de Direção ajuda o condutor a regressar com segurança à faixa de rodagem a uma velocidade e distância adequada relativamente aos outros veículos.

O Alerta de Saída de Faixa (LDA) passa a reconhecer quando o veículo sai da sua faixa ao tentar evitar um obstáculo (peão ou outros utilizadores da estrada) e cancela temporariamente a sua função de aviso. A função de centralização da faixa do Assistente de Trajetória da Faixa (LTA) foi ajustada para que o seu acionamento seja mais natural. O Assistente de Reconhecimento de Sinais foi melhorado para que seja necessário efetuar apenas um ajuste com o limitador de velocidade para corresponder às informações dos sinais de trânsito.

MAIS ESTILO COM A NOVA PREMIERE EDITION

O estilo moderno e contemporâneo do Yaris Cross teve um forte impacto junto dos clientes desde o seu lançamento, aliando o aspeto e a imagem de um SUV num automóvel compacto, facilmente manobrável na condução urbana. O seu apelo visual foi agora ainda mais potenciado com uma nova versão de topo de gama, chamada Premiere Edition.

Dispõe de uma nova cor exclusiva Urban Khaki executada em dois tons, novas jantes de liga leve de 18 polegadas cinza escuro/maquinadas de cinco raios que tornam a aparência mais dinâmica e robusta. No interior, as costuras dos bancos e as linhas decorativas no painel de instrumentos e nas portas combinam com a cor verde da carroçaria.

O revestimento dos bancos também conta com um novo padrão, da mesma forma que há uma nova superfície macia na zona inferior do painel de bordo, em todas as versões. E passa a existir uma nova opção de cor, Azul Juniper, em toda a gama.