A Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo e ocupa a 6ª posição no ranking ‘Best Global Brands 2023’, elaborado pela Interbrand: depois da marca nipónica, seguem-se os alemães da Mercedes-Benz (7º) e BMW (10º): a Tesla surge somente no 12º posto.
As empresas tecnológicas continuam a liderar o ranking das marcas mais valiosas do mundo e o setor automóvel não fica atrás: a Toyota tem um valor de mercado de 64,504 milhões de dólares, mais 8% do que no passado. A marca japonesa, líder mundial em tecnologia híbrida, repete a posição no top 10 e destaca-se devido à sua elevada rentabilidade – no terceiro trimestre de 2023, obteve um lucro operacional de 9.148 milhões de euros, mais do dobro de 2022.
A Toyota é seguida pela Mercedes-Benz, no 7º posto do ranking, com um valor de 61,414 milhões de dólares, mais 9% face a 2022 – depois de cinco anos consecutivos no 8º lugar, a marca alemã continua a ser marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo. Ocupa ainda o 3º lugar em termos de lucro operacional, com 4.842 milhões de euros no 3º trimestre de 2023, de acordo com um relatório elaborado pela consultora ‘EY’.
“O renovado aumento de 9% no valor da marca sublinha a constante transformação da empresa em direção a uma marca icónica que impressiona pela sua estética excecional, tecnologias inovadoras e sustentabilidade”, referiu a Mercedes, em comunicado. “Estamos continuadamente a construir a herança da nossa marca para moldar o futuro com o objetivo de criar os automóveis mais desejáveis do mundo”, acrescentou.
A terceira marca de automóveis mais valiosa do mundo é a BMW, na 10ª posição do ranking da Interbrand, com um valor de 51.157 milhões de dólares (mais 10%). É a primeira vez que a marca alemã atinge um posto tão elevado na classificação e foi a empresa que mais cresceu no top 10 depois da Microsoft.
Quem ficou de fora do top 10, mais uma vez, foi a Tesla, que repete a 12ª posição, com um valor de 49.937 milhões de dólares: a marca americana, que se tornou a maior fabricante de carros elétricos do mundo, teve um crescimento de 4% e ultrapassou a Disney, que caiu quatro posições depois de um ‘tombo’ de 4% no seu valor.
A próxima marca de automóveis na lista é a japonesa Honda, no 27º posto, com um valor de 24.412 milhões de dólares (mais 7%). A sul-coreana Hyundai registou uma forte subida de 18% e subiu três lugares na tabela (de 35º para 32º), com um valor de 20.412 milhões de dólares. A Audi sobe uma posição, para o 45º lugar, com uma avaliação de 16.352 milhões de dólares.
O ranking das marcas mais valorizadas é liderado pela Apple, com um valor de 502.680 milhões de dólares (cerca de 461.000 milhões de euros ao câmbio atual), seguida pela Microsoft, Amazon, Google e Samsung, todas elas do setor tecnológico. A soma total do valor das 100 marcas mais valiosas do mundo chega a 3,3 trilhões de dólares, 5,7% a mais que o valor registado em 2022.
As marcas mais valiosas do mundo
1. Apple (502,68 mil milhões de dólares) +4%
2. Microsoft (316,659) +14%
3. Amazon (276,929) +1%
4. Google (260,260) +3%
5. Samsung (91,407) +4%
6. Toyota (64,504) +8%
7. Mercedes-Benz (61,414) +9%
8. Coca-Cola (58,046) +1%
9. Nike (53,773) +7%
10. BMW (51,157) +10%
11. McDonald’s (50,999) +5%
12. Tesla (49,937) +4%
27.Honda (24,412) +7%
32. Hyundai (20,412) +18%
45. Audi (16,352) +9%
47. Porsche (16,215) +20%
50. Volkswagen (15,140) +2%
51. Ford (14,867) +3%
63. Nissan (12,676) +4%
70. Ferrari (10,830) +16%
88. Kia (7,059) +7%