O objetivo de Elon Musk, dono da Tesla, estava bem definido. Superar a Toyota em vendas e tornar padrão o carro totalmente elétrico, com o objetivo de que as suas entregas anuais de veículos ultrapassem a Toyota e que a Tesla se torne a construtora mais vendida até 2030.
Mas este processo não está a ser nada fácil. Nos EUA, a pequena gama da Tesla já ultrapassou alguns dos best-sellers da Toyota, no entanto, a desaceleração do crescimento das vendas de veículos elétricos no país está a tornar-se um desafio para Musk.
Por outro lado, os veículos híbridos registaram um aumento no número de compradores este ano, em parte devido ao sucesso das novas ofertas da Toyota e da sua marca de luxo Lexus .
David Christ, head da marca Toyota na América do Norte, explicou que “A ascensão da eletrificação no setor generalizou os híbridos ”, revela o ‘El Confidencial’. Estes carros são mais baratos que os seus rivais totalmente elétricos, e colhem alguns benefícios da eletrificação.
Recorde-se que, no início deste ano, alguns investidores tentaram, sem sucesso, destituir o presidente da Toyota, Akio Toyoda, devido à estratégia da empresa de investir em híbridos, veículos elétricos e outras tecnologias.
Entre as suas marcas Toyota e Lexus, a empresa vende 26 modelos elétricos nos EUA, tendo registado um aumento nas entregas na ordem dos 20% no total este ano durante os primeiros três trimestres, para um total de 455.000. unidades.
A Tesla, que não publica resultados de entregas nos EUA, vendeu cerca de 493.500 veículos totalmente elétricos durante esse período, um aumento de 26%, segundo estimativa da empresa de dados Motor Intelligence, revela a mesma fonte.