A Mazda lançou a edição especial Nagisa para as gamas Mazda3 (apenas em versão hatchback) e CX-30 para as gerações 2024, que assentam no sucesso das edições Homura, introduzidas em 2022, e nas melhorias entretanto integradas nas evoluções aplicadas em ambos os modelos.
Ainda que disponível nas paletas de cores de ambos os modelos, a nova edição especial tem como cor de destaque o tom metalizado Zircon Sand, de características e qualidades únicas, propostas que visualmente se completam com elementos em preto, que lhes garantem um visual moderno.
Ao nível dos habitáculos, o maior requinte advém dos bancos em pele sintética (leatherette), em preto e terracota, com centros em camurça Leganu preta, complementando a demais composição interior premium. Em complemento, o crescendo de equipamento face aos demais níveis de equipamentos da gama, faz-se pela adopção do sistema premium de som Bose, com 12 colunas, e com a regulação eléctrica do banco do condutor, com função de memória.
Do modernismo do tom exterior Zircon Sand ao toque retro dos interiores em Terracota
Ainda que, à primeira vista, o tom Zircon Sand se assemelhe a uma cor sólida, dando ao Mazda3 Hatchback e ao SUV CX-30 uma sensação desportiva, do tipo ‘old school’, após um olhar mais atento tornam-se evidentes as suas características metálicas, num extra de sofisticação e de profundidade ao visual de ambas as propostas. Os realces e as sombras criadas por este acabamento exterior acentuam a estrutura de ambas as carroçarias, enquanto a dureza mineral da cor, tal como sugerido pela sua denominação, lhes dá um toque único.
Complementarmente, ambos os modelos contam com jantes e capas dos retrovisores exteriores em preto, sendo que também ostentam uma asa de assinatura escurecida, um detalhe novo. Toda esta conjugação de elementos confere-lhes um visual simultaneamente elegante e aerodinâmico, desportivo e requintado.
Quanto aos interiores do Mazda3 HB e do SUV CX-30 Nagisa, é dado destaque ao tom Terracota, no revestimento de parte significativa dos bancos em pele sintética leatherette, e nas costuras do tablier e das portas. Os bancos contam, ao centro, com uma faixa preta em camurça Leganu, num toque retro ao espaço do habitáculo em pele preta. Os rebordos das saídas de ar e puxadores das portas são compostos de elementos em gunmetal. O Mazda3 HB conta com camurça nos painéis das portas, num toque extra de sofisticação, contribuindo para um resultado final que se traduz num ambiente retro-moderno, mas também desportivo.
Segurança e conectividade reforçadas nos Mazda3 e Mazda CX-30 2024
Aplicado a ambas as gamas, este novo posicionamento Nagisa enquadra-se nas demais evoluções recentemente anunciadas para as Gerações 2024 dos modelos Mazda3 e do Mazda CX-30, com especial destaque para as mais completas e avançadas soluções de segurança (ex.: ao nível do controlo da velocidade, de deteção de tráfego e de peões, etc) e de infotainment e de conectividade (ex.: novos ecrãs, carregamento sem fios, etc), complementares às inovadoras tecnologias aplicadas aos motores aspirados e eletrificados mild-hibrid e-Skyactiv G.
Em termos mecânicos, ambos os modelos contam com os blocos e-Skyactiv G de 122 cv e de 150 cv, bem como com o motor e-Skyactiv X (de 186 cv), este último dotado do revolucionário sistema Spark Controlled Compression Ignition (SPCCI). Podem ser configurados com caixas de seis velocidades manuais Skyactiv-MT ou automáticas Skyactiv-AT, num chassis que garante a habitual e imersiva experiência de condução Jinba Ittai.
Esta edição especial está já disponível para encomenda, praticando-se preços a partir dos 36.655 euros, no caso do Mazda3 HB Nagisa, e a partir dos 38.105 euros para o mais acessível dos SUV CX-30 Nagisa.
Os interessados podem, desde já, contactar o concessionário Mazda da sua região para a colocação das suas encomendas. As primeiras unidades deverão chegar a Portugal entre este mês e janeiro de 2024.