Sabia que o frio afeta as baterias dos carros elétricos? Cinco dicas para evitar perder autonomia

Carros alimentados por bateria sofrem os efeitos do frio intenso como qualquer outro aparelho elétrico que depende de um acumulador de energia: um smartphone ou uma câmara, por exemplo

Sabia que o frio afeta as baterias dos carros elétricos? Cinco dicas para evitar perder autonomia

Apesar de o frio intenso ainda não ter chegado a Portugal, há cuidados que deve ter no seu veículo elétrico: as baixas temperaturas não representam um problema para os carros com motores a combustão – o mesmo não se pode dizer para os veículos elétricos.

Os carros alimentados por bateria sofrem os efeitos do frio intenso como qualquer outro aparelho elétrico que depende de um acumulador de energia: um smartphone ou uma câmara, por exemplo.

Nos carros elétricos, o efeito faz-se sentir na autonomia, um fenómeno que tem sido reconhecido pelos fabricantes mundiais, que dependem das atuais baterias de lítio – devido às baixas temperaturas, a diferença de quilometragem pode reduzir-se entre 15 e 25% se o frio for intenso.

O melhor desempenho das baterias dos carros elétricos ocorre entre os 20 e 35 graus Celsius, sendo que a partir dos 10 graus negativos começa a perder essa autonomia.

Há algo que pode ser feito para minorar a perda de autonomia do seu carro elétrico, alertou a empresa especializada em soluções de transporte conectado, ‘Geotab’.

Pré-condicionar a cabina

O que normalmente se faz diante de baixas temperaturas é ligar o aquecimento assim que entra no carro, mas no caso dos carros elétricos a cabine deve ser aquecida quando estiver ligada, programando o pré-condicionamento ou pré-climatização para que o interior está a uma temperatura confortável. Isso fará com que o carro aqueça e os vidros descongelem. Assim não haverá necessidade de ligar o aquecimento ao ligá-lo e assim terá mais autonomia.

Use sistemas específicos

Quando o carro estiver desligado do carregamento, a bateria será responsável por alimentar qualquer consumo de energia do veículo. Para evitar gastar tanto com ar condicionado, pode utilizar os sistemas oferecidos pelos veículos elétricos, como bancos aquecidos ou volante aquecido. Isto representa um consumo de 75 watts, enquanto se aquecer toda a cabina possa consumir entre 3.000 e 5.000 watts.

Use o programa ecológico

Os carros elétricos possuem vários programas de condução e um deles é o ecológico ou eficiente, que reduz o consumo e aumenta a autonomia. No inverno e quando está frio, é altamente recomendável ativá-lo, pois será utilizada menos energia nos sistemas do veículo, como o ar condicionado. Observa-se também que pode reduzir a potência do motor e acelerar de forma mais progressiva.

Condução calma e cuidadosa

O estilo de condução é importante para que a autonomia dure mais. Deve evitar acelerações, travagens excessivas ou andar mais rápido do que o permitido na estrada. Se conduzir de forma progressiva, suave e fluida, melhor porque esses carros recuperam parte da energia cinética ao desacelerar.

Baixa pressão do pneu

À medida que as temperaturas descem, a pressão dos pneus diminui e, se a pressão for insuficiente, a resistência ao rolamento aumenta e reduz a autonomia.