Em novembro, verifica-se um crescimento de 16% na oferta total de veículos usados, em relação ao período homólogo de 2022. Por outro lado, a procura apresenta um decréscimo geral de 14% face ao mesmo mês do ano passado, gerando assim uma dinâmica de mercado negativa (30%). De acordo com o Standvirtual, portal líder em carros, a diminuição na procura é também visível nas marcas premium (6%) e de luxo (2%.)
O ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, apontou que os veículos elétricos (20%) e elétricos premium (43%) são os únicos que registam um aumento da procura em novembro face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é dos elétricos (82%) e dos elétricos premium (79%), em relação ao período homólogo de 2022.
A oferta de carros a gasolina e a diesel cresce (25% e 3%, respetivamente) face ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, há uma diminuição de procura nos carros a diesel e a gasolina (cerca de 16% em ambas as tipologias).
Nesta altura, segundo o Standvirtual, os carros elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel representam cerca de 16% da procura e cerca de 13% da oferta, em novembro. No entanto, diesel (55%) e gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
Em novembro, veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 31%) do que procura. Nas restantes, a procura iguala a oferta.
Se a análise incidir nos preços, verificamos que os veículos acima de 30 mil euros são os únicos que revelam um ligeiro aumento de procura (1%) em novembro, face ao mesmo período do ano passado. Já os veículos abaixo de 15 mil euros e entre 15 e 30 mil euros, a procura desce em comparação ao período homólogo do ano anterior (20% e 2%, respetivamente).
A oferta aumenta nos veículos acima de 30 mil euros (29%), nos veículos de entre 15 e 30 mil euros (27%) e nos veículos abaixo de 15 mil euros (7%), em relação a novembro passado. A categoria dos 10 e 25 mil euros continua a registar o maior número de visualizações em novembro (37%) e de anúncios (54%).
Em novembro, a procura cresce apenas nos SUV (4%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura estabiliza ou desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-61%). Já a oferta aumenta particularmente nos SUV (36%) e nos utilitários (21%). Os SUV (22%), carrinhas (17%) e citadinos (16%) são os segmentos mais procurados em novembro. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (25%), utilitários (19%), carrinhas (18%) e cabrio (3%).
A Mercedes-Benz (13,2%), a BMW (12,7%) e a Renault (8,2%) são as marcas mais procuradas em novembro. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (12,1%), a BMW (11%) e a Peugeot (9,7%). Os carros mais procurados em novembro, por intervalo de preços, foram o Volkswagen Polo na categoria abaixo dos 5 mil euros; o BMW Serie 3 na categoria dos 5 e 10 mil euros; o Mercedes-Benz Classe C entre 10 e 25 mil euros; Tesla Model 3 dos 25 e 40 mil euros; e novamente o Mercedes-Benz Classe C na categoria acima dos 40 mil euros.
Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i, em novembro.
“Apesar de ainda se manter uma dinâmica de mercado negativa, há uma constante recuperação da oferta no mercado de usados ao longo deste ano, tal como podemos verificar durante o mês de novembro”, referiu Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual.
“Pelo contrário, a procura segue abaixo dos valores alcançados em 2022, uma tendência que tem sido influenciada pela conjuntura económica que estamos a viver atualmente. No tipo de combustível, continuamos a observar uma diminuição do interesse dos consumidores quando falamos de carros a gasóleo, com os carros eletrificados a serem cada vez mais procurados”, finalizou.