A britânica McLaren poderá em breve ter um novo proprietário: de acordo com a ‘Sky News’, o fundo soberano do Bahrain, ‘Mumtalakat Holding Company’, vai assumir o controlo total do grupo automóvel. O fundo, da propriedade integral do Governo, estará a negociar a aquisição com os demais acionistas e o anúncio oficial está por dias.
Em 2022, Mumtalakat detinha uma participação de quase 60% na empresa e expandiu o seu controlo no início de 2023: o fundo e outros investidores têm sido uma fonte vital de dinheiro para a McLaren nos últimos anos, ajudando a manter a operação a funcionar enquanto a marca automóvel enfrentou vários obstáculos de produção.
No final de 2022, a marca britânica de luxo teve de vender alguns dos seus veículos históricos para financiar as atualizações de desenvolvimento do supercarro Artura – Mimtalakat terá pagado 126,6 milhões de dólares por um número não revelado de carros históricos, mas nos quais estaria incluído um carro de Fórmula 1.
A McLaren também sofreu problemas na cadeia de abastecimento induzidos pela pandemia da Covid-19 e teve necessidade de vender a sua sede e fábrica de F1 em abril de 2021: ganhou 240 milhões de dólares com o negócio.