Volvo bate novo máximo de vendas mundial: gama elétrica com contributo decisivo

As 708.716 unidades comercializadas representaram um aumento de 15% em relação ao ano anterior e são resultado do sucesso atual da gama de produtos Volvo e de uma cadeia de abastecimento mais estabilizada

Volvo bate novo máximo de vendas mundial: gama elétrica com contributo decisivo

As 708.716 unidades comercializadas representaram um aumento de 15% em relação ao ano anterior e são resultado do sucesso atual da gama de produtos Volvo e de uma cadeia de abastecimento mais estabilizada.

O peso das vendas da gama de automóveis Volvo eletrificados também aumentou significativamente com 113.419 unidades de veículos 100% elétricos vendidos em 2023, um aumento de 70% em relação a 2022, e 152.561 viaturas plug-in vendidas, um crescimento de 10% face ao período homólogo. A taxa de penetração de modelos 100% elétricos nas vendas da empresa acendeu a 16% do total.

VENDAS CRESCEM NOS PRINCIPAIS MERCADOS

As vendas na Europa atingiram 294.794 unidades, um aumento de 19% em relação a 2022. Neste mercado, o peso da gama Recharge (100% elétricos ou plug-in) foi já de 59% do total.

Nos Estados Unidos, as vendas da Volvo cresceram 26% e representaram 128.701 automóveis, com a gama Recharge a pesar já 28% das vendas totais do mercado.

Na China, o peso da gama eletrificada também subiu 26% em relação ao ano anterior e, no total, a Volvo comercializou 170.091 veículos na região – um aumento de 5%, em relação a 2022.

O número recorde de unidades comercializadas é o resultado do sucesso atual da gama de produtos Volvo e de uma cadeia de abastecimento mais estabilizada.

Com efeito, os modelos mais vendidos a nível mundial foram:

Volvo XC60 228.646 unidades (Em 2022 – 195.338)

Volvo XC40 200.670 unidades (Em 2022 – 169.206)

Volvo XC90 107.549 unidades (Em 2022 – 97.130)

66 ANOS A LIDERAR NA SUÉCIA

Em 2023, a Volvo voltou a ser a marca mais vendida no seu país de origem tendo comercializado um total de 41.308 unidades.

A Volvo Cars liderou também o ranking dos modelos mais vendidos no mercado sueco com o XC40 (13.606 unidades) e o XC60 (11.632) a ocuparem as duas posições cimeiras.

São agora 66 anos de liderança de mercado histórica que a Volvo Cars tem na Suécia num impressionante registo que teve o seu início no final dos anos 50, altura em que a marca comercializava apenas três modelos: o Volvo PV444 entretanto substituído pelo PV544, o Volvo Amazon e a carrinha Duett.