A Volkswagen tem sido uma das ‘estrelas’ do CES, evento automobilístico que decorre em Las Vegas, e tem apresentado novidades que prometem deixar os clientes entusiasmados: a mais interessante é a integração do ChatGPT ao assistente de voz IDA da marca, que vai ser oferecido em vários modelos ainda em 2024.
O ChatGPT não vai substituir o sistema de fábrica de VW, mas sim servir como assistente de backup quando o IDA não tiver uma resposta clara para a questão. Por exemplo: pode fazer uma pergunta aleatório no seu ID.7, como talvez a distância até Júpiter, e o ChatGPT poderia oferecer uma resposta inteligente. ‘Poderia’, sim, porque a VW não ofereceu detalhes sobre o quão envolvente pode ser a conversa com o seu futuro carro, embora em comunicado a marca alemã tenha salientado que pode “fornecer respostas relevantes para quase todas as perguntas imagináveis”.
No que diz respeito à segurança, a Volkswagen afirmou que a integração do ChatGPT não acede aos dados do veículo, pelo que as informações pessoais não seriam enviadas para a IA global.
“A Volkswagen sempre democratizou a tecnologia e a tornou acessível a muitos”, salientou Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen. “Isto está simplesmente enraizado no nosso ADN. Como resultado, somos agora o primeiro fabricante de volume a tornar esta tecnologia inovadora uma característica padrão para veículos do segmento compacto em diante.”
A funcionalidade será lançada primeiro nos mercados europeus a partir do segundo trimestre de 2024.