Da Auto Union à história dos 4 anéis: Grupo Audi tem muito que lembrar e comemorar em 2024

Durante o ano de 2024 o Grupo Audi tem múltiplos aniversários a celebrar. Para tal, todas as datas mais relevantes foram reunidas  no livro digital "Anniversary Dates 2024", onde a Audi Tradition resume mais de 30 eventos historicamente relevantes, incluindo produtos, a empresa e desportos motorizados.

Da Auto Union à história dos 4 anéis: Grupo Audi tem muito que lembrar e comemorar em 2024

Durante o ano de 2024 o Grupo Audi tem múltiplos aniversários a celebrar. Para tal, todas as datas mais relevantes foram reunidas no livro digital “Anniversary Dates 2024”, onde a Audi Tradition resume mais de 30 eventos historicamente relevantes, incluindo produtos, a empresa e desportos motorizados.

O Audi 50 faz 50 anos, a fábrica da Auto Union em Ingolstadt faz 75 anos e o fundador da Audi, August Horch, criou a sua primeira empresa em Colónia há 125 anos. O livro de aniversário enumera mais de 30 efemérides, incluindo os modelos Audi lançados há mais de 30 anos e que irão receber a certificação de clássico em 2024.

Entre eles encontra-se o Audi A8, cujo lançamento em 1994 marcou a entrada da Audi no segmento de luxo, ou o icónico Avant RS2 que também celebra 30 anos em 2024.

Para a Audi Sport, o ano de 1984 foi particularmente bem-sucedido. A época começou com uma vitória, quando Walter Röhrl ganhou o lendário Rali de Monte Carlo num Audi quattro, em janeiro. Stig Blomqvist e o seu copiloto Björn Cederberg venceram o título mundial de pilotos e a Audi conquistou o título mundial de fabricantes. A época terminou com a vitória de Harald Demuth. Ao lado de Willy Lux, Demuth conquistou o título de Campeão Alemão de Ralis antes do previsto, num Audi quattro, no International Sachs Baltic Rally, a nona ronda do Campeonato Alemão de Ralis.

Há 40 anos, a piloto francesa Michèle Mouton também suscitou o interesse do público ao conduzir um Audi Sport quattro até à vitória na classe de carros de rali em Pikes Peak. Frequentemente chamado “The Short One” devido à sua distância entre eixos reduzida, a versão de 306 cv era o carro de produção mais potente da Alemanha na altura.

Mas antes disso, 90 anos antes, a Auto Union já marcava presença nos desportos motorizados internacionais: na sequência da fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer em 1932, a recém-formada Auto Union AG quis promover o novo nome do grupo “Auto Union” e o símbolo caraterístico dos quatro anéis.

“Ferdinand Porsche, que já tinha sido encarregue de fabricar um carro de corridas antes da fusão com as fábricas Wanderer, foi convidado a produzir um carro de corridas para a Auto Union. O resultado teve tanto de sensacional como de inovador: o novo motor de 4,4 litros com 16 cilindros, sobrealimentado e com uma potência de 295 cv foi colocado em posição central no veículo, diretamente atrás do condutor. Este design deu ao carro de competição uma aparência invulgar, com uma curta secção dianteira, antecipando a conceção ainda hoje utilizada nos monolugares de Fórmula 1”, explica a construtora.

O carro de corrida da Auto Union fez a sua primeira aparição oficial no AVUS em Berlim, a 6 de março de 1934, com Hans Stuck ao volante. Algumas semanas mais tarde, a 27 de maio de 1934, o Auto Union Type A, como era chamado internamente, estreou-se nas corridas internacionais, dando início à era de sucesso dos Flechas de Prata da Auto Union.

Estas são algumas das histórias que pode encontrar no livro que já se encontra disponível gratuitamente online.