Lembra-se da Praga? Uma das marcas automóveis mais antigas da Europa está de volta com o Bohema, com 700 CV: supercarro custa 1,4 milhões de dólares

A checa Praga, fundada em 1907, não é exatamente a marca automóvel mais conhecida a nível mundial: no entanto, foi uma das maiores empresas do setor na Europa durante a primeira metade do século XX

Lembra-se da Praga? Uma das marcas automóveis mais antigas da Europa está de volta com o Bohema, com 700 CV: supercarro custa 1,4 milhões de dólares

A checa Praga, fundada em 1907, não é exatamente a marca automóvel mais conhecida a nível mundial: no entanto, foi uma das maiores empresas do setor na Europa durante a primeira metade do século XX mas diversos fatores contribuíram para o seu desaparecimento em meados da década de 1960.

Porém, a marca automóvel prepara o regresso com um novo modelo – um supercarro com motor Nissan GT-R. O Praga Bohema foi apresentado como protótipo em novembro de 2022 e agora está finalmente pronto para chegar às linhas de produção. Será construído à mão em Praga, na República Checa, e estão planeadas 89 unidades: cada uma custará 1,4 milhões de dólares e os primeiros clientes já receberam um ‘tour’ exclusivo pela fábrica checa.

A estreia pública deste modelo de dois lugares com tração aerodinâmica está marcada para esta primavera, mas os primeiros clientes já tiveram ocasião de experimentar as capacidades do Bohema nas estradas geladas da República Checa, equipado com pneus Pirelli Trofeo R padrão. De acordo com a marca, as primeiras entregas estão planeadas para 2024 na Europa, sendo que o modelo vai apresentar-se com especificações exclusivas para comemorar a ocasião: deverá chegar aos Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos ainda este ano.

No coração do Bohema está um V6 biturbo de 3,8 litros proveniente do Nissan GT-R sob um acordo de fornecimento entre Praga e a marca japonesa. Nesta aplicação, a unidade fornece 700 CVV. O carro pesa menos de um tonelada e deverá atingir os 300 quilómetros por hora. No seu desenvolvimento, indicou a Praga, estiveram pilotos reconhecidos internacionalmente, como o ex-piloto de Fórmula 1 e IndyCar, Romain Grosjean, assim como Ben Collins, o ex-Stig.

Tomas Kasparek , proprietário da Praga Cars, salientou que “este é um marco importante para a Praga na nossa longa história. Estamos especialmente orgulhosos de iniciar a produção apenas um ano depois de revelar o protótipo do carro Bohema. Estamos a monitorizar de perto cada etapa do processo de construção para garantir que o carro de produção da Bohema atenda e até supere as expectativas de nossos clientes.”

Praga, one of the world’s oldest car brands, has confirmed its first road-legal hypercar, the Praga Bohema, has entered production in a dedicated facility in the Czech Republic.

Read the full story: https://t.co/nFGYuqLrbW#PragaBohema #PragaCars

— Praga Official (@praga_official) January 16, 2024