Em 2023, a Skoda Auto alcançou um aumento notável na entrega de veículos novos, atingindo um total de 866,9 mil unidades, o que representou um crescimento significativo de 18,5% em relação ao ano anterior. A Alemanha continua a ser o maior mercado da marca, com 157.800 veículos entregues (+17,6%). Adicionalmente, a Skoda Auto registou um forte resultado no mercado doméstico checo, com 87.800 entregas (+23,4%). O crescimento mais forte, em volume de unidades entregues, foi registado na Alemanha, no Reino Unido e na República Checa.
A gama Enyaq totalmente elétrica, que está entre os veículos elétricos mais vendidos em muitos mercados europeus, estabeleceu um novo recorde desde o seu lançamento, com 81.700 veículos vendidos (+52,1%). Além disso, ao entrar nos mercados do Vietname e do Cazaquistão no segundo semestre de 2023, a Skoda Auto está a avançar sistematicamente na sua estratégia de internacionalização.
“Os nossos clientes fizeram-se ouvir e estou verdadeiramente grato pela sua confiança na marca Skoda. O trabalho árduo e a dedicação das pessoas que projetam, constroem e vendem os nossos automóveis culminou num resultado impressionante nas nossas entregas de 2023, apesar de todos os desafios económicos e de mercado do ano passado”, garantiu Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto.
“A procura crescente em todas as gamas confirma a nossa estratégia de proporcionar aos clientes uma oferta de motores a combustão, puramente elétricos e híbridos durante a transição para uma mobilidade cada vez mais eletrificada, estando já previstos seis novos modelos totalmente elétricos, começando com o Elroq no final deste ano. O nosso modelo de negócio é robusto, apesar de nos mantermos atentos a novos desafios num mercado global imprevisível. Continuamos focados no que os nossos clientes querem e no crescimento contínuo da nossa capacidade de responder rapidamente ao mercado, incluindo o investimento no desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores para garantir o futuro da Skoda Auto.”
“A Skoda Auto alcançou um aumento substancial de 18,5% nas entregas globais a clientes no ano passado, traduzindo-se em 135.500 automóveis adicionais em comparação com 2022. A Europa, que continua a ser um dos nossos principais mercados, registou um aumento de 27,4% nas regiões ocidentais, garantindo o sétimo lugar entre as marcas líderes. A Alemanha liderou com um notável crescimento de 23.600 veículos em relação ao ano anterior, seguida do Reino Unido e da República Checa, que também registaram importantes contributos para o nosso sucesso, com aumentos de 20.700 e 16.600 veículos, respetivamente”, apontou Martin Jahn, membro do Conselho de Administração da Skoda Auto para Vendas e Marketing.
“O Enyaq liderou as vendas de veículos elétricos na República Checa e na Eslováquia e esteve entre os BEV mais vendidos noutros grandes mercados europeus, incluindo a Alemanha, em outubro e novembro. Fora da Europa, atingimos marcos importantes como o passar da fasquia das 100.000 vendas de veículos na Índia em dois anos e a entrada com sucesso nos mercados do Vietname e do Cazaquistão.”
Holger Peters, membro do Conselho de Administração da Skoda Auto para as Finanças, TI e Assuntos Jurídicos, sublinhou que “com mais de 866.800 veículos entregues globalmente no ano passado, a nossa gama de modelos continua a atrair um interesse significativo, demonstrando uma relação qualidade-preço excecional, mesmo em tempos económicos difíceis”.
“O nosso compromisso para os próximos doze meses é manter um rumo estável. Ao melhorar a nossa eficiência e produtividade, pretendemos aumentar a rentabilidade das nossas vendas a médio prazo. Através do nosso programa Next Level Efficiency+, de uma rigorosa disciplina de custos e da integração da IA e da automatização de processos robóticos, estamos a criar ativamente a margem de manobra necessária para futuros investimentos e alargar a eletrificação da nossa gama”, referiu o responsável.
Portugal foi o país europeu onde a Skoda mais cresceu
Em 2023, Portugal destacou-se como o país europeu onde a Skoda registou o maior crescimento nas vendas, face ao ano de 2022. A marca registou um aumento de 77% nas entregas aos clientes, consolidando e reforçando a sua quota de mercado. A procura elevada pelos SUV Kamiq e Kodiaq, bem como pelo Skoda Octavia – um dos best-sellers da marca – contribui para o sólido crescimento da marca ao longo do ano.
As perspetivas para 2024 são animadoras, uma vez que a Škoda começará o ano com uma carteira de encomendas robusta e diversificada. Além disso, 2024 marcará o início de uma forte gama de produtos, com o lançamento planeado de cinco novos modelos nos próximos 12 meses, trazendo assim a inovação e variedade habitual aos seus clientes.
Rumo a um futuro eletrificado
As entregas da família Skoda Enyaq totalmente elétrica aumentaram mais de 50% em 2023, sublinhando a eficácia da estratégia de eletrificação da Skoda. No ano passado, o Skoda Enyaq foi o veículo elétrico mais vendido no mercado doméstico checo e na Eslováquia e esteve entre os cinco mais vendidos em vários países europeus, incluindo Suíça, Alemanha, Finlândia, Noruega e Países Baixos.
A Skoda está a intensificar a sua transformação elétrica através da introdução de versões híbridas plug-in da nova geração Kodiaq e Superb, cada uma oferecendo uma autonomia puramente elétrica de mais de 100 km.
Marcar passos significativos na expansão global
Em setembro, a Skoda Auto entrou estrategicamente no mercado vietnamita para alavancar o potencial da região da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), onde se prevê uma liderança do Vietname com um volume de vendas anual que possa superar as 40.000 unidades após 2030.
Além disso, oferece sinergias significativas com as atividades da empresa na Índia. No centro logístico recentemente inaugurado em Pune (Índia), serão preparados todas as peças e os componentes dos modelos Kushaq e Slavia que serão exportados e montados no Vietname. Na Índia, a Škoda alcançou um marco significativo, entregando 100.000 veículos aos clientes em dois anos. Além disso, o fabricante de automóveis está a restabelecer a sua presença no Cazaquistão através de uma parceria estratégica que apoia a montagem local do Kodiaq, Kamiq, Karoq e Octavia.