As redes sociais têm sido palco de inúmeros vídeos com veículos da Tesla ‘inertes’ devido às condições de frio extremo. No entanto, se tiver um carro a diesel, não teria melhor sorte.
O inverno é a época ideal para os vendedores ‘de banha da cobra’: quando chega o frio, começam os problemas nos automóveis. O óleo fica mais viscoso, a bateria fornece menos energia e por vezes o motor de arranque nem se mexe. Existem peças móveis que podem congelar e não apenas os limpa para-brisas.
No entanto, é um problema comum aos carros, não apenas dos veículos elétricos, em particular os da Tesla. Os carros com motor a combustão, seja a diesel ou a gasolina, não são iguais no inverno do verão – por exemplo, as especificações e a composição do diesel no inverno são diferentes. A norma UNE590 regulamenta que o diesel de inverno ofereça um ponto de congelamento no seu filtro de -10 ºC. Já o diesel de verão começa a congelar a -5 graus.
Precauções básicas
Recomenda-se proteger o veículo das intempéries. Proteger o para-brisas com plástico ou cartão para evitar riscar o gelo é apenas uma medida mínima diante do frio extremo.
Muitas baterias de serviço, as habituais de 12 volts, já vêm “abrigadas” de série, envoltas em proteção contra o frio. A bateria costuma ser o elo mais fraco no inverno.
De acordo com a Caterpillar, há recomendações que são úteis aos motoristas de veículos a diesel: além de manter o carro abrigado, para não o submeter a temperaturas tão baixas e minimizar a formação de neve ou gelo, tome nota:
Para combustível:
• Use um diesel premium
• Adicionar aditivos para melhorar o ponto de congelamento (existem muitas marcas diferentes, procure com atenção os mais adequados e aprovados pelo fabricante). Podem permitir fluidez até -31 ºC. Mas tenha atenção: o seu manuseamento é perigoso. Despeje sempre antes de encher o tanque, para uma boa mistura.
• Não utilizar gasolina como aditivo, como era hábito (menos lubrificação desgastaria prematuramente a bomba e os injetores)
• Encha o tanque ao final do dia, para evitar condensação
• Em motores diesel mais antigos, drene manualmente a água do filtro
• Instale um novo filtro de diesel antes do inverno antes do inverno
• Não aplique calor excessivo para descongelar um filtro, devido ao risco de incêndio.
Para o óleo:
• Utilize apenas o óleo recomendado pelo fabricante para baixas temperaturas
• Um óleo com um índice de viscosidade excessivamente baixo seria prejudicial quando o motor estiver quente.
• Não use aditivos.
Para anticongelante:
• Nunca encha com água, use sempre anticongelante (é uma mistura 50/50).
Em caso de frio extremo, a entrada do radiador pode ficar parcialmente coberta se o motor não aquecer o suficiente.
Em temperaturas extremamente baixas, não deixe o motor em marcha lenta mais do que o necessário, pois o sistema de refrigeração vai baixar excessivamente a sua temperatura em vez de mantê-la. Em caso de emergência, por estar abrigado no veículo, alterne fases de aquecimento com o motor ligado e outras com o motor desligado.
Uma bateria com bom estado de carga é fundamental, sem ela o resto do carro não funciona. Estão disponíveis aquecedores de bateria (como uma manta de aquecimento alimentada por uma bateria pequena) para manter a energia da bateria e facilitar a partida do motor.
Se o motor não der partida, não pressione por mais de 30 segundos de cada vez e deixe o equipamento elétrico arrefecer novamente. Aguarde alguns minutos para que o motor aqueça para que o óleo chegue a todos os locais.
O motor de combustão retém bem o calor. Tem uma massa enorme e é relativamente fechado: o capô e a parede corta-fogo incorporam material isolante (para ruído), possui tampas inferiores (para aerodinâmica), e tudo isso permite reter o calor por mais tempo. Porém, numa onda de frio ou caso o deixe ao ar livre durante vários dias, podem surgir problemas num motor diesel que o podem imobilizar, como os enfrentados recentemente pelos Teslas elétricos nos Estados Unidos.
My Tesla door handle is frozen pic.twitter.com/mKzfZXaDaX
— Dirty Tesla (@DirtyTesLa) November 1, 2023
Apparently Teslais Not Faring Well
This Winter. From Frozen Charging Stations in Chicago to This
I Like Gas Cars I Cannot Lie. It’s Reasons
Like This You Can’t Deny pic.twitter.com/2buvOsYqNE— SIGMA33 (@33_Sigma) January 17, 2024