Teslas ‘congelados’ têm inundado redes sociais: sabia que pode acontecer o mesmo ao seu carro a diesel se não tiver cuidado?

No entanto, é um problema comum aos carros, não apenas dos veículos elétricos, em particular os da Tesla. Os carros com motor a combustão, seja a diesel ou a gasolina, não são iguais no inverno do verão

Teslas ‘congelados’ têm inundado redes sociais: sabia que pode acontecer o mesmo ao seu carro a diesel se não tiver cuidado?

As redes sociais têm sido palco de inúmeros vídeos com veículos da Tesla ‘inertes’ devido às condições de frio extremo. No entanto, se tiver um carro a diesel, não teria melhor sorte.

O inverno é a época ideal para os vendedores ‘de banha da cobra’: quando chega o frio, começam os problemas nos automóveis. O óleo fica mais viscoso, a bateria fornece menos energia e por vezes o motor de arranque nem se mexe. Existem peças móveis que podem congelar e não apenas os limpa para-brisas.

No entanto, é um problema comum aos carros, não apenas dos veículos elétricos, em particular os da Tesla. Os carros com motor a combustão, seja a diesel ou a gasolina, não são iguais no inverno do verão – por exemplo, as especificações e a composição do diesel no inverno são diferentes. A norma UNE590 regulamenta que o diesel de inverno ofereça um ponto de congelamento no seu filtro de -10 ºC. Já o diesel de verão começa a congelar a -5 graus.

Precauções básicas

Recomenda-se proteger o veículo das intempéries. Proteger o para-brisas com plástico ou cartão para evitar riscar o gelo é apenas uma medida mínima diante do frio extremo.

Muitas baterias de serviço, as habituais de 12 volts, já vêm “abrigadas” de série, envoltas em proteção contra o frio. A bateria costuma ser o elo mais fraco no inverno.

De acordo com a Caterpillar, há recomendações que são úteis aos motoristas de veículos a diesel: além de manter o carro abrigado, para não o submeter a temperaturas tão baixas e minimizar a formação de neve ou gelo, tome nota:

Para combustível:

• Use um diesel premium
• Adicionar aditivos para melhorar o ponto de congelamento (existem muitas marcas diferentes, procure com atenção os mais adequados e aprovados pelo fabricante). Podem permitir fluidez até -31 ºC. Mas tenha atenção: o seu manuseamento é perigoso. Despeje sempre antes de encher o tanque, para uma boa mistura.
• Não utilizar gasolina como aditivo, como era hábito (menos lubrificação desgastaria prematuramente a bomba e os injetores)
• Encha o tanque ao final do dia, para evitar condensação
• Em motores diesel mais antigos, drene manualmente a água do filtro
• Instale um novo filtro de diesel antes do inverno antes do inverno
• Não aplique calor excessivo para descongelar um filtro, devido ao risco de incêndio.

Para o óleo:

• Utilize apenas o óleo recomendado pelo fabricante para baixas temperaturas
• Um óleo com um índice de viscosidade excessivamente baixo seria prejudicial quando o motor estiver quente.
• Não use aditivos.

Para anticongelante:

• Nunca encha com água, use sempre anticongelante (é uma mistura 50/50).

Em caso de frio extremo, a entrada do radiador pode ficar parcialmente coberta se o motor não aquecer o suficiente.
Em temperaturas extremamente baixas, não deixe o motor em marcha lenta mais do que o necessário, pois o sistema de refrigeração vai baixar excessivamente a sua temperatura em vez de mantê-la. Em caso de emergência, por estar abrigado no veículo, alterne fases de aquecimento com o motor ligado e outras com o motor desligado.

Uma bateria com bom estado de carga é fundamental, sem ela o resto do carro não funciona. Estão disponíveis aquecedores de bateria (como uma manta de aquecimento alimentada por uma bateria pequena) para manter a energia da bateria e facilitar a partida do motor.

Se o motor não der partida, não pressione por mais de 30 segundos de cada vez e deixe o equipamento elétrico arrefecer novamente. Aguarde alguns minutos para que o motor aqueça para que o óleo chegue a todos os locais.

O motor de combustão retém bem o calor. Tem uma massa enorme e é relativamente fechado: o capô e a parede corta-fogo incorporam material isolante (para ruído), possui tampas inferiores (para aerodinâmica), e tudo isso permite reter o calor por mais tempo. Porém, numa onda de frio ou caso o deixe ao ar livre durante vários dias, podem surgir problemas num motor diesel que o podem imobilizar, como os enfrentados recentemente pelos Teslas elétricos nos Estados Unidos.

My Tesla door handle is frozen 😞 pic.twitter.com/mKzfZXaDaX

— Dirty Tesla (@DirtyTesLa) November 1, 2023

Apparently Tesla♈is Not Faring Well
This Winter. From Frozen Charging❄ Stations in Chicago to This🥶
I Like Gas Cars I Cannot Lie. It’s Reasons
Like This You Can’t Deny🥸 pic.twitter.com/2buvOsYqNE

⚛SIGMA33⚛ (@33_Sigma) January 17, 2024