O Golf celebra este ano o seu 50º aniversário – e a Volkswagen está a lançar uma versão melhorada do seu best-seller para assinalar a data. Os clientes poderão encomendar o novo modelo dentro de poucas semanas.
O novo Golf impressiona com um sistema de infoentretenimento de última geração, ergonomia simplificada e intuitiva, novo design frontal e traseiro, bem como motorizações mais eficientes, incluindo unidades híbridas plug-in com uma maior autonomia totalmente elétrica, agora para cerca de 100 quilómetros. Além disso, um logótipo Volkswagen iluminado surge pela primeira vez num Golf.
“Há meio século que o Golf tem estado no coração da marca Volkswagen, oferecendo mobilidade acessível a todos ao mais alto nível técnico”, referiu Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Veículos de Passageiros. “Tem-se adaptado constantemente às necessidades dos clientes e tornou-se, assim, um best-seller mundial. É precisamente o que estamos agora a desenvolver com a mais recente fase evolutiva do modelo – com ainda maior eficiência, conforto e qualidade e um novo conceito de infoentretenimento. O melhor Golf de sempre.”
Frente e traseira renovadas e faróis com novo design
Os novos Golf e Golf Variant1 distinguem-se pela sua nova frente. As características que definem visualmente o Golf são o logótipo Volkswagen, iluminado pela primeira vez no Golf, e os faróis LED de novo design. Os faróis IQ.LIGHT LED matrix topo de gama integram um novo feixe principal de elevado desempenho com um alcance até 500 metros. Os grupos de luzes traseiras IQ.LIGHT 3D LED 2 em ambas as versões da carroçaria também receberam um novo design.
Novo sistema de infoentretenimento e integração do ChatGPT
No interior, a nova gama apresenta um sistema de infoentretenimento intuitivo, recentemente desenvolvido, com um ecrã tátil independente (com diagonal de até 32,8 cm)2. Na base ficam barras táteis iluminadas de ergonomia otimizada para o controlo da temperatura e do volume.
Também novos são o volante multifunções melhorado e o novo assistente de voz IDA2. Utilizando linguagem natural, o IDA pode ser utilizado não só para controlar funções como o ar condicionado, o telefone ou o sistema de navegação, mas também para aceder a informações online de todas as áreas possíveis – desde previsões meteorológicas a perguntas de conhecimento geral.
No futuro, o Golf terá a bordo a última geração de sistemas de infoentretenimento. Este integra interface ChatGPT no assistente de voz IDA, baseado em inteligência artificial. Apresentada no CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, no início de janeiro, a funcionalidade pode aceder diretamente à base de dados (em constante crescimento) de inteligência artificial. Os ocupantes podem interagir com o automóvel utilizando linguagem natural e fazer com que os conteúdos pesquisados lhes sejam lidos em voz alta durante a viagem.
Estacionamento facilitado graças aos novos sistemas de assistência
As manobras do Golf e do Golf Variant são facilitadas pelos novos sistemas de assistência, como a função melhorada Park Assist Plus. Ao passar por um lugar de estacionamento, este sistema deteta se o espaço (paralelo ou perpendicular) é suficientemente grande e inicia o processo de estacionamento em conformidade. O sistema assume a direção, bem como a aceleração e a travagem. Tudo o que o condutor tem de fazer é monitorizar o processo de estacionamento.
Além disso, o Park Assist Pro estará disponível para o Golf pela primeira vez, permitindo aos condutores guiar o veículo para dentro e para fora dos lugares de estacionamento a partir do seu smartphone. O veículo pode ser conduzido para fora do lugar de estacionamento remotamente se o espaço for muito estreito, por exemplo.
Outra novidade é o sistema Area View – aqui, é criada uma vista panorâmica de 360 graus através da fusão de quatro câmaras, sendo a imagem projetada no ecrã tátil do sistema de infoentretenimento. Isto facilita a visualização de lancis e marcações de lugares de estacionamento.
Nova gama de motorizações
As novas unidades híbridas plug-in do Golf oferecem maior potência e uma autonomia elétrica de cerca de 100 km, estando adicionalmente equipadas com uma função de carregamento rápido (DC). As unidades mild-hybrid de 48 V, altamente eficientes, são particularmente apelativas para quem não tenha uma wallbox em casa.
Um total de nove opções – mild-hybrid (eTSI), híbrido plug-in (eHybrid1 e GTE1), gasolina sobrealimentada (TSI) e diesel sobrealimentada (TDI) – estarão disponíveis na fase de lançamento. O Golf GTI1 tornou-se ainda mais desportivo, com mais potência face ao seu antecessor. Outros derivações do Golf serão introduzidas sucessivamente ao longo de 2024.
50 anos do Golf – a história do bestseller
O primeiro Golf de produção em série saiu da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg no final de março de 1974. O lançamento oficial teve início em maio. Ainda antes, o Carocha e, por conseguinte, a combinação de um motor montado na retaguarda e tração traseira, tinham moldado a marca Volkswagen durante décadas. No início dos anos 70, o primeiro Golf – tal como o Passat, o Scirocco e o Polo – marcou o início de uma nova era: a do motor colocado à frente e da tração dianteira. A conceção moderna e segura da mecânica, a grande flexibilidade com portão traseiro e encosto do banco traseiro rebatível e o design foram tão convincentes que o milionésimo Golf saiu da linha de montagem em outubro de 1976.
Mas isso foi apenas o começo: nas sete gerações que se seguiram, foi sempre o Golf que tornou a mobilidade e o mais alto nível tecnológico acessível a todos. O Golf trazia consigo tecnologias como o catalisador ou mecânicas eficientes, além de oferecer características de segurança como o ABS, airbags ou o sistema de tração integral. O segredo do sucesso do Golf também se deve ao facto de os designers terem transferido o ADN da primeira geração para os seus sucessores, cultivando, assim, o design clássico do Golf.
O conforto, a qualidade e os sistemas de assistência inovadores ganharam importância com cada geração e continuam a estabelecer padrões atuais. Ao longo dos últimos 50 anos, o Golf tornou-se numa referência na classe de compactos de alta tecnologia – que se tornou mesmo conhecida como o “segmento do Golf” ao fim de apenas alguns anos. O modelo ganhou inúmeros prémios e testes comparativos no país e no estrangeiro.
Seguiram-se várias versões derivadas, como a Variant, o Cabriolet e a Sportsvan; o e-Golf totalmente elétrico e os modelos desportivos, com as abreviaturas GTI4, GTD5, GTE6 e o emblemático Golf R7, estabeleceram-se rapidamente. O Golf foi um dos primeiros automóveis do segmento a oferecer condução assistida através do Travel Assist. Outra inovação no Golf foi a estreia da tecnologia Car2X3, capaz de fazer um aviso prévio de perigos.
Até à data, foram vendidos mais de 37 milhões de Golf em oito gerações. O Golf é um pilar sólido para a marca Volkswagen e é sempre capaz de se adaptar como um motor de inovação. Com a nova fase evolutiva, a marca está a basear-se precisamente nesse ponto – com maior eficiência, conforto e qualidade e um conceito de funcionamento inteligente.