O lucro da Tesla no último trimestre de 2023 mais do que duplicou, em termos homólogos, graças a resultados extraordinários, uma vez que os preços de venda dos veículos elétricos baixaram e o mercado arrefeceu.
O fabricante de veículos, painéis solares e baterias, instalado em Austin, no Estado do Texas, apresentou um lucro de 7,93 mil milhões de dólares relativo ao período outubro-dezembro de 2023, que compara com 3,69 mil milhões de há um ano.
Mas, se se excluírem fatores extraordinários, como um benefício fiscal de 5,9 mil milhões, o resultado líquido baixa para 2,49 mil milhões.
Este valor é inferior ao homólogo em 39%, bem como ao esperado pelos analistas.
A Tesla comunicou também vendas trimestrais de 25,17 mil milhões de dólares, mais três por cento do que do que no mesmo período do ano anterior, mas também a desiludir os analistas, que esperavam 25,64 mil milhões.
No início do mês, a Tesla tinha divulgado um aumento em cerca de 20% das vendas, no seguimento de cortes acentuados nos preços nos EUA e em mercados estrangeiros durante o ano. Estes cortes chegaram em alguns casos a atingir os 20 mil dólares, em particular nos modelos mais caros.
O crescimento das vendas da Tesla foi inferior ao dos trimestres anteriores.
No conjunto do ano, as vendas aumentaram 37,7%, abaixo dos 50% previstos pelo presidente executivo da empresa, Elon Musk.
A empresa informou ainda que as unidades vendidas no último trimestre totalizaram 484.507, concentradas nos seus modelos mais baratos, 3 e Y.
No último trimestre do ano, a chinesa BYD superou a Tesla como principal vendedora de automóveis elétricos.