Ensaio. Dacia Spring Extreme 65cv: o SUV citadino 100% elétrico fiel ao ADN da marca

O Spring ganha uma nova atualização com um motor mais potente com 65cv, um visual mais inspirado na natureza com linhas topográficas e alguns detalhes castanho cobre,  tanto no interior - portas laterais, tablier e costuras dos bancos - como no exterior.

Ensaio. Dacia Spring Extreme 65cv: o SUV citadino 100% elétrico fiel ao ADN da marca

Fiel ao ADN da marca, o Spring ganha uma nova atualização com um motor mais potente com 65cv, um visual mais inspirado na natureza com linhas topográficas e alguns detalhes castanho cobre,  tanto no interior – portas laterais, tablier e costuras dos bancos – como no exterior.

Recebe também nesta nova versão materiais mais resistentes, com as capas para os bancos 100% TEP, um écran central com a informação necessária para uma utilização mais citadina.

O certo é que o Dacia, sendo de dimensões contidas, prefere mais a cidade, onde permite acolher até quatro ocupantes no habitáculo onde a ergonomia marca presença. A posição de condução é correta, embora elevada, e é possível viajar com conforto neste modelo que não se assusta na hora de enfrentar também alguma estrada: a prova disso mesmo foi que consegui efetuar Lisboa-Santarém-Lisboa com uma única carga mantendo velocidades próximas dos 100 km/h.

Trata-se de uma viatura leve e ágil de conduzir que que tem o foco maioritário na cidade e para isso conta com o espaço interior suficiente bem com espaço pra bagageira e algumas soluções tecnológicas para permitir deslocarmos ou facilidade na cidade. O carregamento é de facto muito rápido numa bateria de 48 kW cento que fruto do carregamento rápido o conseguimos efetuado perto de 30 a 40 minutos.

O preço final começa nos €22.000 sendo que, nesta versão ensaiada, o valor final era de €25.000 e possui ar-condicionado manual, elevadores elétricos dos vidros, sensor de luminosidade, modo eco que restringe a potência, mas nos aumenta autonomia, limitador de velocidade e câmara traseira, a par dos habituais sistemas de travagem de emergência e controlo eletrónico de estabilidade.