A Apple adiou a data de lançamento do seu primeiro veículo elétrico em dois anos, para 2028, relatou recentemente a ‘Bloomberg’: além da data, o elétrico passou por mudanças no software – foi projetado para ser um veículo totalmente autónomo, agora vai passar a ter apenas automação parcial, muito semelhante a um Tesla.
Conhecido também como Projeto Titan, os esforços da marca americana para desenvolver um carro elétrico remontam há mais de uma década – a primeira cobertura mediática começou por volta de 2015, quando a Apple contratou centenas de funcionários para construir protótipos e desenvolver um veículo estilo minivan. No entanto, os anos passam e não há um reconhecimento público do projeto da Apple e certamente nenhum iCar na estrada.
A Apple decidiu reformular para um plano mais realista: além de atrasar o lançamento do veículo, a Apple também rebaixou o seu nível de direção autónoma do nível 4 para “nível 2+”, de acordo com a escala da Sociedade de Engenheiros Automóveis.
Qual a diferença? Um veículo de nível 4 não requer intervenção do motorista, nem sequer no volante. Já o nível 2+ é semelhante ao de um Tesla com direção totalmente autónoma, que ainda possui volante e exige a intenção do motorista conforme seja necessário.
O design da Apple ainda está em fase de “pré-protótipo”, e o CEO Tim Cook está envolvido desde o início do projeto. A decisão de reduzir as suas ambições é considerada um “momento crucial” para o projeto, embora não seja surpreendente, dado que o ano de 2023 foi uma montanha-russa para os carros autónomos.
O ano passado, a Mercedes recebeu permissão para operar, na Califórnia e no Nevada, um veículo com autonomia de nível 3, a mais elevada de qualquer fabricante de automóveis nos Estados Unidos. Mas 2023 ficou marcado pelo lançamento desastroso do serviço pago de robotáxi, em San Francisco, pela Cruise, que obrigou à retirada de todos os seus veículos de serviço em todo o país.
Já o mercado de veículos elétricos ainda está a crescer, embora a maioria dos grandes fabricantes espere que o crescimento de dois dígitos diminua: os preços das baterias permanecem teimosamente elevados e os compradores terão menos opções acessíveis em 2024, à medida que os fabricantes de automóveis aumentam os preços na esperança de finalmente obter lucro.
Resta saber se o EV semiautónomo da Apple vai realmente chegar ao mercado, embora a empresa esteja a discutir novos planos com parceiros de fabrico. Até então, a tecnologia automóvel mais significativa da Apple continua a ser o CarPlay e a deteção de acidentes.