A Toyota Gazoo Racing World Rally Team (TGR-WRT) apresenta duas edições limitadas do novo GR Yaris desenvolvidas com o contributo pessoal aos pilotos Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä.
Os novos modelos foram desenvolvidos a partir de versões conceptuais apresentadas no Salão Automóvel de Tóquio de 2023, sob a supervisão de Ogier, que conquistou dois dos seus oito títulos de campeão WRC com a TGR-WRT, em 2020 e 2021, e de Rovanperä, vencedor em 2022 e 2023.
A “Ogier Edition” e a “Rovanperä Edition” têm modos de controlo de tração integral programados para refletir as preferências de desempenho e de comportamento de cada piloto, além de características de estilo únicas.
A primeira revelação mundial foi no dia de abertura do Rali Monte Carlo, o primeiro evento da defesa do título do Campeonato Mundial de Ralis pela TGR-WRT.
Ambos os automóveis são alimentados pelo mais recente desenvolvimento do motor de três cilindros Turbo de 1,6 litros do GR Yaris, produzindo 280 cv e 390 Nm de binário, associado a uma transmissão manual inteligente de seis velocidades (6iMT).
O GR Yaris na edição especial Ogier, tem dois novos modos de controlo do sistema de tração integral (AWD -all wheel drive): Morizo e Seb. A carroçaria tem a cor exterior cinza stealth (mate) e apresenta a bandeira nacional francesa (o país natal de Ogier) na grelha do radiador e nas jantes de liga leve BBS de 18x8J.
Inclui ainda um novo spoiler traseiro em fibra de carbono CFRP e pinças de travão pintadas de azul. No interior, existe uma placa comemorativa da vitória no WRC do lado do passageiro do painel de instrumentos.
O Rovanperä Edition tem um Modo Donut único que permite uma condução fácil e “curvas apertadas” com forte e constante binário para as rodas traseiras. Esta versão do também oferece o modo Kalle que utiliza um diferencial traseiro de velocidade constante e diferenciais de deslizamento limitado Torsen dianteiros e traseiros para produzir características de manobrabilidade lineares, de modo a que a extremidade traseira do automóvel possa ser fortemente balançada para fora quando entra numa curva, permitindo que a frente seja puxada para a frente com o acelerador na saída.
O carro tem uma pintura exclusiva em três tons, aplicada como uma série de formas pintadas pelo designer do capacete de corrida de Rovanperä.
Para além das jantes BBS 18x8J, o automóvel está equipado com um spoiler traseiro de asa variável em CFRP, partilhado com o Yaris GRMN, e engrenagens do diferencial traseiro de velocidade constante.
No habitáculo, os acabamentos e o pesponto dos estofos correspondem novamente às cores nacionais do condutor, neste caso, azul e cinzento da Finlândia.
Em ambas as edições especiais, a instrumentação digital do novo GR Yaris foi revista para incluir os novos modos, juntamente com o modo de controlo AWD normal.
“As Edições Especiais Ogier e Rovanperä serão produzidas em quantidades extremamente limitadas. Os pormenores relativos à encomenda e venda nos mercados europeus serão anunciados posteriormente pelos distribuidores nacionais”, explica a construtora.
Resumo das características das Edições Especiais
Edição Especial Ogier | Edição Especial Rovanperä | |
Exterior | Pintura cinza Stealth (mate) | Pintura exclusiva em três tons |
Autocolantes de vitória no WRC nos guarda-lamas dianteiros | Autocolantes de vitória no WRC nos guarda-lamas dianteiros | |
Decoração da bandeira nacional francesa na grelha frontal | Jantes de liga leve exclusivas BBS 18x8J | |
Pinças de travão pintadas de azul | Logótipo TOYOTA GAZOO Racing nas jantes | |
Jantes de liga leve exclusivas BBS 18x8J | Autocolantes TOYOTA GAZOO Racing nas portas dianteiras e no para-choques traseiro | |
Bandeira francesa e logótipo TOYOTA GAZOO Racing nas jantes | Autocolante Rovanperä Edition na porta traseira | |
Autocolantes TOYOTA GAZOO Racing nas portas dianteiras | Spoiler traseiro CFRP de asa variável | |
Insígnia Ogier Edition na porta traseira | ||
Spoiler traseiro em CFRP com novo design | ||
Interior | Placa comemorativa da vitória no WRC no tablier | Placa comemorativa da vitória no WRC no tablier |
Ecrã de instrumentos GR totalmente digital, incluindo os novos modos de condução Morizo e Seb | Ecrã de instrumentos GR totalmente digital, incluindo os novos modos de condução Donut e Kalle | |
Costura do volante – cores nacionais francesas (vermelho/cinzento/azul) | Costura do volante – cores nacionais finlandesas (azul/cinzento) | |
Costura cinzenta na manete de velocidades, travão de mão e nos estofos dos bancos | Costuras azuis e cinzentas nos estofos dos bancos, manete de velocidades e travão de mão | |
Mecânica | Modos de tração integral: Morizo, Seb e Normal | Modos de tração integral: Donut, Kalle e Normal |
Motor de 1,6 litros turbo de 3 cilindros com 280 cv DIN e 390 Nm | Motor de 1,6 litros turbo de 3 cilindros com 280 cv DIN e 390 Nm | |
Caixa manual inteligente de 6 velocidades | Caixa manual inteligente de 6 velocidades | |
Engrenagens do diferencial traseiro de velocidade constante |